FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

Carta Consulta, em parceria com a EDITAU, realizará o Curso de Avaliação Institucional, de 02 de outubro a 05 de dezembro de 2014, modalidade EAD. O curso terá a duração de dois meses com a carga horária de 60 horas de estudos dos alunos.

Aguardamos a sua inscrição, recomendando que nos seja encaminhada o mais rapidamente possível, para efeito de assegurar a vaga no curso.

OBJETIVO

Este curso pretende atingir os seguintes objetivos:

  1. Preparar os profissionais das IES para dominar todos os passos de um processo de avaliação de IES, para fins de credenciamento e recredenciamento; avaliação de cursos para efeito de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento e avaliação de alunos por meio do ENADE;
  2. Capacitar os profissionais das IES para o recebimento das comissões de avaliação do INEP;
  3. Discutir os instrumentos de avaliação que serão utilizados para avaliação externa e avaliação de curso;
  4. Promover a adequação às normas e procedimentos, tendo como base a legislação atual, incluída a Portaria 40/2007 consolidada;
  5. Discutir os índices utilizados atualmente pelo MEC: IGC, CPC;
  6. Entender os procedimentos do ENADE e suas implicações;
  7. Orientar os processos de auto-avaliação;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. A Gestão Profissional e o Processo Administrativo
  2. A avaliação na gestão: posicionamento estratégico
  3. Dificuldades próprias da gestão : Instabilidade, Resistência e Cultura
  4. A legislação atual que envolve o processo de avaliação
  5. A Lei do SINAES e suas dimensões
  6. Portaria 40 consolidada e o Fluxo dos Processos: protocolo e tramitação
  7. Avaliação da Instituição de Ensino (credenciamento e recredenciamento)
  8. Avaliação de Cursos (reconhecimento e renovação de reconhecimento)
  9. ENADE: objetivos, formato e dificuldades
  10. O Manual de Avaliação Externa (recredenciamento)
  11. Os Manuais de Avaliação de Cursos (reconhecimento e renovação)
  12. Comparando as exigências: NDE, Corpo Docente, Coordenação
  13. O preenchimento do protocolo no E-MEC

PÚBLICO-ALVO

O curso tem como público alvo Gestores de IES, Presidentes de CPA, Coordenadores de Curso, Consultores e outros profissionais envolvidos com a avaliação institucional.

DATA

Início em 02 de outubro e término em 05 de dezembro de 2014.

MODALIDADE E CARGA HORÁRIA

Curso de extensão em EAD utilizando e-learning como meio de interação. O curso terá a duração de dois meses com uma carga horária 60 horas de estudo dos alunos.

PROFESSORA AUTORA

Roberta Muriel – Diretora da Carta Consulta; Doutoranda em Avaliação Institucional; Mestra em Gestão do Conhecimento; Consultora de várias instituições universitárias nas áreas de avaliação, processos e projetos; autora dos livros “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Análise do Processo de Implantação” e “Avaliação Institucional – Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010” e de diversos artigos na área de gestão e avaliação. Docente em cursos de pós-graduação e em diversos programas de aperfeiçoamento e capacitação.

PRÉ-REQUISITOS

Todos os participantes devem possuir acesso à Internet e computadores multimídia para a participação na sessão de abertura síncrona e demais atividades virtuais; além de possuírem conhecimento e prática para navegação na internet e envio e recebimento de e-mails.

CERTIFICAÇÃO

Serão aprovados e receberão o Certificado de Conclusão do Curso os alunos que cumprirem todas as atividades obrigatórias estabelecidas pela avaliação, nos prazos determinados e atingirem níveis de qualidade compatíveis com os objetivos de formação estabelecidos pelo Plano de Curso.

CURSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROMOÇÃO: EDITAU - Edições Técnicas de Administração Universitária
REALIZAÇÃO: Carta Consulta
CARGA HORÁRIA: 60 horas aula
PERÍODO: 02/10/2014 a 05/12/2014
MODALIDADE: Ensino à distância

VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO

O investimento no curso, incluindo o material, é de R$ 2.525,00 (dois mil e quinhentos e vinte e cinco reais) por participante, com desconto de 20% para o participante que se matricular até o dia 12 de setembro, totalizando, R$ 2.020,00 (dois mil e vinte reais) que poderá ser divido em 2 parcelas de R$ 1.010,00 (mil e dez reais).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário online e pagamento do boleto bancário emitido logo após a inscrição.

- Não estão incluídas no investimento as despesas com transporte, estada, alimentação, etc. que ficam por conta do participante.