SERVIÇOS

Metodologias Ativas na Docência da Educação Superior

Aplicáveis a todos os cursos de graduação, mas não por qualquer professor!

Participe do curso e habilite-se!

GOSTOU? FAÇA SUA PRÉ INSCRIÇÃO
Alexandre Sampaio Moura

Alexandre Sampaio Moura

Professor do curso de Medicina UNIFENAS-BH na graduação e pós-graduação “stricto sensu” e membro do núcleo de estudos e desenvolvimento docente do curso. Experiência em consultoria na área de Educa...
Rosa Malena Delbone de Faria

Rosa Malena Delbone de Faria

Professora da Faculdade de Medicina da UFMG na graduação e pós-graduação “stricto sensu” e ex-coordenadora do curso de Medicina UNIFENAS-BH. Experiência em consultoria em Educação Médica com foco e...

VEJA MAIS


APRESENTAÇÃO DO CURSO

Um dos grandes desafios para o professor do ensino superior na atualidade é conhecer e atuar na docência utilizando em seu dia a dia Metodologias Ativas de Aprendizagem. 

Portanto, as Instituições de Educação Superior, protagonistas do ensino no século XXI e atentas às necessidades educacionais do país, precisam formar o seu corpo docente com capacidade para avaliar criticamente o uso de técnicas e estratégias educacionais que viabilizem a aprendizagem ativa, buscando dar ao aluno autonomia na construção de seu aprendizado e formação e, ao mesmo tempo, assegurar  garantia de qualidade do processo.

O Curso “Metodologias Ativas na Docência da Educação Superior” apresentará técnicas e estratégias de aprendizagem ativa que orientarão a atuação de professores de todos os cursos de graduação.

TEMAS

Unidade 1 – Princípios da Aprendizagem do Adulto
Unidade 2 – Competências Essenciais do Professor no século XXI
Unidade 3 – Ambientes de Ensino Aprendizagem e Feedback educacional
Unidade 4 – Aprendizagem baseada em problemas ou Problem-based learning – PBL
Unidade 5 – Aprendizagem baseada em equipes ou Team-based learning (TBL)
Unidade 6 – Aula expositiva interativa - como fazer?
Unidade 7 - Role-Play
Unidade 8 - Avaliação em metodologias ativas

OBJETIVO DO CURSO

O curso favorecerá o exercício da docência no século XXI, pois permitirá ao participante o conhecimento de técnicas e estratégias de metodologias ativas de aprendizagem que poderão ser utilizadas para elaborar um currículo/módulo/disciplina/atividade em qualquer curso de graduação que tenha entre suas premissas potencializar o aprendizado de seus alunos.

RESULTADOS

O participante, ao final do Metodologias Ativas, será capaz de perceber uma diferença em seu desempenho como docente na Educação Superior, tornando-se mais desenvolto e capaz de propiciar um ambiente de aprendizagem mais agradável e efetivo a seus alunos.

PÚBLICO ALVO

Professores e gestores de cursos de graduação.
 

MODALIDADE E CARGA HORÁRIA

Curso de capacitação EAD utilizando e-learning como meio de interação. O curso terá a duração de três meses com uma carga horária 60 horas de estudo dos alunos.


Professores

Alexandre Sampaio Moura

Alexandre Sampaio Moura

Professor do curso de Medicina UNIFENAS-BH na graduação e pós-graduação “stricto sensu” e membro do núcleo de estudos e desenvolvimento docente do curso. Experiência em consultoria na área de Educação Médica, com ênfase em desenho e implantação de currículos e metodologias ativas. Pesquisador na área de Educação Médica em colaboração com a Erasmus University. http://lattes.cnpq.br/9237452333174548

Rosa Malena Delbone de Faria

Rosa Malena Delbone de Faria

Professora da Faculdade de Medicina da UFMG na graduação e pós-graduação “stricto sensu” e ex-coordenadora do curso de Medicina UNIFENAS-BH. Experiência em consultoria em Educação Médica com foco em gestão, desenho e implantação de currículo, metodologias ativas e habilidades de comunicação. Pesquisadora na área de Educação Médica em colaboração com a Erasmus University. Prêmio Jabuti pelo livro "Medicina Laboratorial para o Clínico". http://lattes.cnpq.br/7025019310659967


GOSTOU? FAÇA SUA PRÉ INSCRIÇÃO

CONTATO

Foto-carol2

Carolina Fraga
Gestora de Relacionamento
carolina@cartaconsulta.com.br
+55 (31) 3494-2713

NOSSOS SERVIÇOS