SERVIÇOS

Oficina de Avaliação da Aprendizagem Utilizando a Teoria de Resposta ao Item (ENADE)

“É fundamental para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil a prática em sala de aula de uma metodologia construtiva como a Teoria de Resposta ao Item. Infelizmente a grande maioria dos professores considera a TRI como uma simples “fazeção” de questões de múltipla escolha”. (Prof. Dênio Mágno).

Sua IES já utiliza a teoria de resposta ao item na avaliação de seus alunos?

GOSTOU? SOLICITE UMA PROPOSTA
Dênio Mágno

Dênio Mágno

Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação, Mestre em Gestão da Inovação, Doutorando em Educação, ex-membro de Comissões de Elaboração do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) jun...

VEJA MAIS


Essa Oficina aborda o processo de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), utilizando a Teoria de Resposta ao Item, base teórica que fundamenta a elaboração da "prova ENADE". 

OBJETIVOS

  • Aproximar professores da metodologia que avaliará o desempenho de seus alunos no Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE.
  • Contribuir para a construção de uma visão comum e compartilhada da avaliação da aprendizagem baseada na Teoria de Resposta ao Item.
  • Oferecer informações e ferramentas necessárias para que professores possam melhorar a qualidade das avaliações no modelo ENADE em seu cotidiano.
  • Contribuir para a melhoria do Sistema Nacional de Avaliação do Estudante do Ensino Superior.

 

PÚBLICO ALVO

Professores e Coordenadores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior e outros interessados no desenvolvimento e aplicação da Teoria de Resposta ao Item em avaliações do conhecimento.

 

CARGA HORÁRIA

8 a 12 horas presenciais. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Qualidade e indicadores de aprendizagem na vida do professor. A relevância da Taxonomia de Bloom. O professor artíficie.
  • O ENADE: Histórico e aspectos gerais da avaliação da qualidade do ensino no Brasil. Diretrizes e processo de elaboração da prova
  • A TRI: princípios e aplicações; motivos da utilização no Brasil; estrutura dos itens (gabarito e distratores); insumo para elaboração de itens – Matriz de Referência; modelos de itens; Instrumento de avaliação de resultados. formulário para elaboração de Itens. 
  • A utilização prática da teoria no cotidiano escolar; modelo de avaliação. Aplicação da Matriz de Referência e da Teoria de Resposta ao Item no cotidiano da sala de aula.

 

METODOLOGIA

Encontro Presencial: O desenvolvimento dos conteúdos serão fontes de reflexão, análise e discussão que favoreçam a participação dos alunos nas atividades propostas no momento presencial.

A Oficina será desenvolvida em laboratório com acesso à internet e aos conteúdos disponibilizados pelo professor. Roteiro: cenário da avaliação da qualidade da educação; contextualização do papel do professor neste cenário; descrição do processo de elaboração do ENADE – forças e fraquezas: análise de provas, itens e resultados anteriores (da IES); análise das estruturas de questão; desconstrução dessa estrutura e construção de novos itens; metodologia de avaliação da aprendizagem utilizando os itens desenvolvidos.

Opcionais: Após a realização do encontro presencial é possível a contratação de atividades opcionais de acompanhamento e/ou aprofundamento do encontro presencial das seguintes formas:

  • 2 (dois) encontros de monitoramento com coordenadores de curso, via Skype 
  • Estudo Dirigido de aprofundamento em Avaliação da Aprendizagem para Não Pedagogos. (EAD) – Turmas de até 30 professores. (Tem como pré-requisito a participação na Oficina)

 

CERTIFICADO

Os Certificados deverão ser fornecidos pela IES, dentro de seus programas de aprimoramento da educação.
 

Observação

Cada turma deverá ser composta por no máximo 30 alunos.
 

Data

A data e horário serão acertados posteriormente entre as partes.


Professores

Dênio Mágno

Dênio Mágno

Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação, Mestre em Gestão da Inovação, Doutorando em Educação, ex-membro de Comissões de Elaboração do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) junto ao INEP (2011-2014). Assessor na área de Instrumentos de Avaliação da Carta Consulta.


GOSTOU? SOLICITE UMA PROPOSTA

CONTATO

Foto-carol2

Carolina Fraga
Gestora de Relacionamento
carolina@cartaconsulta.com.br
+55 (31) 3494-2713

NOSSOS SERVIÇOS