Consultoria e Assessoria para a Educação Básica.

Comunidade de Prática:

Ensino, Gestão Escolar e BNCC. 

Retornar à página da Consulta e Assessoria para a Educação Básica.

Voltado a professores, gestores e pesquisadores da Educação que acreditam na partilha e na necessidade de aprender sempre.

As escolas brasileiras estão diante de grandes desafios à frente. As mudanças aceleradas pelo período de distanciamento social COVID-19 se somam às novas demandas de estudantes e suas famílias, a concorrência desenfreada – inclusive nas escolas públicas, que competem por recursos e apoio comunitário -, assim como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que pede estratégias diferenciadas para fortalecer o posicionamento da instituição educacional. 

 

O objetivo da comunidade é atuar como um currículo vivo, construído por pessoas que compartilham uma preocupação mutuamente reconhecida e apaixonada pela melhoria contínua da Educação brasileira. 

 

São tratados problemas reais, tópicos relevantes e apaixonantes das práticas em salas de aula, na gestão das escolas, na relação com as famílias, com a comunidade e com o Poder Público. 

 

A interação será feita inicialmente por meio de um grupo de WhatsApp. Posteriormente, será criado um ambiente virtual de aprendizagem especialmente dedicado para que os participantes possam pensar conjuntamente. Essa troca permite que se desenvolva e sustente uma prática social revigorante ao longo das interações dos participantes. 

 

A comunidade de prática é mediada por especialistas, para que os assuntos se mantenham exclusivamente dentro dos interesses comuns compartilhados. A aprendizagem é potencializada por meio de interações e relações harmônicas.

 

Os participantes da comunidade de prática são pessoas que estão no cotidiano da escola por todo o Brasil, pois compartilham experiências, histórias, ideias, informações, documentos, materiais, técnicas e maneiras de abordar problemas recorrentes, de uma forma que colabora com a aprendizagem mútua. 

 

É uma forma aberta, democrática e direta que serve como apoio às mudanças nas escolas e nos diferentes níveis do sistema educacional brasileiro. É uma estratégia avançada de gestão do conhecimento, baseada no respeito mútuo, na confiança, na inovação focada no Bem Comum e na informação compartilhada. 

 

Além do acesso ao conhecimento construído de forma colaborativa, de fácil acesso e organizado de forma intuitiva, os participantes da comunidade de prática poderão participar gratuitamente de eventos quinzenais formativos online liderados por especialistas, com duração de até uma hora, quando são abordados os temas mais recorrentes identificados dentre os desafios apresentados pelos participantes.

 

 

Os temas principais são organizados nos seguintes eixos estruturantes:

 

1. Histórico curricular e descrição do processo;  

2. Marcos legais que sustentam o currículo;  

3. Definição dos sujeitos que se quer formar;  

4. Definição de princípios ou conceitos de ensino e de aprendizagem; 

5. Indicação de temas transversais e integradores, relacionados às temáticas contemporâneas e exigidos por legislação e normas específicas; 

6. Formas de organização e agrupamento das habilidades e objetos de conhecimento (aspecto diretamente relacionado às aprendizagens esperadas para os estudantes); 

7. Orientações pedagógicas com propostas de atividades, projetos ou sequências didáticas sugerindo ou ilustrando como professores podem trabalhar determinadas competências ou habilidades; 

8. Indicações de metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, consideradas a defasagem e distorção idade-série; 

9. Referenciais para fundamentar a avaliação e sugestões de como os professores podem avaliar o que é indicado no documento curricular;

10. Orientação sobre organização de tempos e espaços. 

11. Indicações sobre relações entre habilidades e competências que destacam a progressão da aprendizagem, o desenvolvimento integral e oportunidades de trabalho interdisciplinar. 

12. Definição e acompanhamento das evidências sobre o desenvolvimento dos educadores; 

13. Metodologias ativas e ensino híbrido.

Você deseja participar do grupo? Criamos o formulário  para realizar o seu cadastro.

Preencha corretamente os campos abaixo.
Perfil da Instituição / Organização
Qual é o seu relacionamento coma Carta Consulta
Você chegou até aqui por
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Carta Consulta - Consultoria Educacional - © 1998 -2020

+ 55 (31) 3494 2713  R. Iracema de Souza Pinto, 670 - Planalto  Belo Horizonte - MG. 31720-510