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Escopo da proposta.


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Olá Henrique, segue a página do nosso projeto.

Ouça os detalhes no áudio abaixo e observe os descritivos dessa página.

Ela apresenta nossa proposta de planejamento.

Abraços da nossa equipe.

Wille Muriel



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Planejamento

Programa de Formação Executiva para Gestores da UNIFOR

Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes UNIFOR.

Introdução

Para o entendimento dessa proposta, o trabalho de planejamento será organizado em duas grandes áreas:

1) Planejamento do Programa de Formação Executiva

2) Planejamento do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes

Seguem os detalhamentos.


1) Planejamento do Programa de Formação Executiva

Detalhamento


Projeto Pedagógico contendo as diretrizes para formação executiva, identificadas com as necessidades dos gestores.

Trilha de formação geral por conteúdos temáticos e diagnóstico individual do perfil profissional com prognóstico de desenvolvimento de competências profissionais para a gestão universitária.

Metodologias centradas no aluno e voltadas para a produção / incorporação de modelos, políticas, planos, projetos, sistemas ou instrumentos de gestão por áreas e cursos.

Plano de design educacional e avaliação sobre o ambiente virtual de aprendizagem exclusivo para as atividades.

Composição da equipe de professores e de profissionais de back office necessários ao desenvolvimento do programa.

Planos de desempenho e sistema de medição da trajetória de formação do executivo, considerando o seu desenvolvimento ao longo do programa, deste o primeiro levantamento de perfil.

Orientação sobre a implantação de redes de aprendizagem colaborativa.


2) Planejamento do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

Detalhamento

2.1) Planejamento da estruturação dos canais de relacionamento vinculados ao Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

Cultura, comunidades e relacionamento.

Para integrar toda a ideia de uma plataforma de relacionamentos necessária à implantação do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes o nosso trabalho envolverá a análise e planejamento das seguintes áreas:

  1. Canais Digitais - online: Identificar os meios digitais relacionados ao Programa envolvendo a comunidade e públicos-alvo.

  2. Canais Físicos - off-line: Avaliação dos meios físicos relacionados ao Programa. Áreas do CAMPUS da UNIFOR a serem integradas envolvendo a Arquitetura e o Design e sua relação no ciclo de aprendizagem.

Nosso objetivo é desenvolver conhecimento sobre a cultura da organização e mapear canais e áreas de interesse da comunidade relacionadas ao futuro Programa.

2.2) Planejamento Estratégico e Criação da Identidade do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

Os fatores críticos para o sucesso do Projeto (engajamento do estudante), bem como os riscos inerentes ao processo de inovação na fronteira do conhecimento sobre gestão universitária.

A Estratégia competitiva: O reconhecimento da estratégia competitiva a ser adotada pelas áreas da gestão da marca corporativa e da marca de produto, bens e serviços relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

Radares: Os fatores críticos para o sucesso do Projeto (engajamento do estudante), bem como os riscos inerentes ao processo de inovação na fronteira do conhecimento sobre gestão universitária.

Análises documentais: Resultados distintivos, a partir de análises de relatórios e instrumentos utilizados pela CPA, bem como de outros documentos indicados para auxiliar a composição do Planejamento.

KPI’s: Os indicadores-chave de sucesso, por meio de BI e o modelo de avaliação do impacto e nível de engajamento das ações e como serão propostas as novas ações a partir dos resultados colhidos.

O Naming: A Criação de nome(s) termo(s) e expressão(ões) relativo(s) à marca do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

A Proposta de valor: A direção para as ações voltadas à comunicação, promoção e marketing da marca do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes nos canais de relacionamento digitais e físicos.

A Identidade de marca do Programa: O Reconhecimento e a organização dos valores distintivos e competitivos da identidade da marca do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

Release: A Criação do release oficial referente ao discurso da marca corporativa do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes para utilização futura em canais/veículos de divulgação.

Jurídico de marca: A gestão projeto de proteção dos valores relativos à propriedade intelectual da marca envolvendo a Propriedade Industrial e o Direito Autoral abrangendo órgãos e jurisprudência relacionadas à Lei 9.279 e Lei 9.610. A gestão do registro dos termos e nomes da marca referenciados em domínios de internet a serem utilizados na web.

O Brandbook: Criação, editoração e impressão em meio físico e/ou digital(is) do(s) instrumento(s) conclusivo(s) sobre o plano estratégico, posicionamento e identidade da(s) marca(s) em documento editado em formato final (extensão.pdf, mp3, mp4) ou publicado na web contendo texto, imagem, conteúdo audiovisual e demais conteúdos de capacitação destinados à gestão da identidade e da estratégia do Projeto.

2.3) A prototipia dos ítens 2.1 e 2.2 envolvendo o Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

Modelo da interface, design, linguagem e canais de relacionamento (off-line e online) relacionados ao Programa.

Dentro da perspectiva de conclusão do planejamento teremos como ação final a prototipagem.

Apresentaremos as conclusões sobre a estruturação dos canais de relacionamento, estratégia e identidade do programa construindo uma prototipagem em versão simulada, considerada como fase final do planejamento do Programa de Desenvolvimento de Competências aos Discentes.

Abaixo seguem algumas competências relacionadas às composições da prototipia.

Protótipo do Website do Programa.

Projeto editorial: A criação de projeto editorial digital para website em modelo LANDING PAGE.

Conteúdo de texto: A organização do conteúdo de texto a ser formatado e publicado descrito em frases, palavras e termos existentes ou atualizados.

Imagem e audiovisual: A organização, a seleção e formatação das imagens e demais conteúdos midiáticos a serem publicados no website.

Mapa do site e interface usuário: Designação da interface para a composição de mapa do site e indicações do organograma do site indicando áreas do menu, categorias e subcategorias quando necessário. Desenvolver a programação, aquisição, apropriação e nutrição de códigos ou atividades relacionadas à nutrição e gestão de todo conteúdo a ser publicado via desenvolvimento próprio ou quando no uso de sistemas para a gestão de conteúdos.

Publicação e suporte: Compor e publicar a interface no endereço web (url válido) definido. Designar os sistemas de hospedagens e suporte aptos a desenvolverem o funcionamento e acesso ao projeto do site e conteúdos relacionados.

Dashboard: Desenvolver e apresentar em seu painel de análise de dados (dashboard analytics) as seguintes características e componentes:

Tráfego e visitas. Apresentar relatório do volume de tráfego e do impacto advindo do número de visitantes únicos, visitas constantes e visualizações de páginas do website. Detalhamento dos tipos de devices utilizados para o acesso ao site (desktop, mobile ou tablet) especificando as fontes de acesso ao site e esclarecendo a origem dos usuários, sendo via acesso web, redes sociais ou ações promocionais. Detalhamento dos tipos de browsers utilizados e sistemas operacionais (Android, Windows, IOS, dentre outros).

Geografia / Geolocation. Apresentar o relatório dos acessos ao site indicando a localização por cidades, regiões e países. Classificação pelo total do número de acessos no mapa.

Aquisição. Fontes do tráfego. Apresentar o relatório das fontes do tráfego que originaram as visitas ao site a partir de acessos diretos, por pesquisas em sites de busca, via e-mail ou referenciadas por outros sites e links.

Active Log. Particularização dos usuários. Relatório sobre quais foram os visitantes apresentando data e horário de acesso via detalhamento do IP do usuário. O Hostname, a geolocalização, o sistema operacional, browser e device (mobile, desktop, tablet) utilizados.

Conteúdo popular. Apresentar o relatório sobre quais foram as páginas e conteúdos mais visitados no site com um ranking que lista o número dos acessos durante o período e oferece link direto para as páginas classificadas.

Protótipo do canal audiostreaming do Programa.

Projeto editorial: A criação, produção e direção da linguagem editorial e midiática categorias podcast e ou música habilitando a publicação e a distribuição via redes sociais SPOTIFY ITunes, Spotify, AmazonMP3, Shazam, Deezer, Google Play e Youtube MUSIC.

Dashboard: Desenvolver e apresentar em seu painel de análise de dados (dashboard analytics) as seguintes características e componentes:

Para projetos audiodescritivos envolvendo formatos podcast e audiobook: Filtro total da audiência envolvendo o número de faixas de áudio iniciadas (starts) e ouvidas (streams) efetuadas em períodos determinados. Indicação sobre o número de audientes, número de seguidores, gênero e idade acompanhado da localização (país). Filtragem particular da audiência de cada episódio envolvendo o nível de retenção do áudio publicado que estabelece um indicador de performance além o número de faixas de áudio iniciadas (starts) e ouvidas (streams) durante o período, número de audientes, número de seguidores, gênero e idade acompanhado da localização (país) de cada episódio distribuído e acessado.

Para projetos envolvendo formatos música e trilha sonora: Filtro total da audiência envolvendo o número de streams efetuados no período, ranking de trilhas ou músicas, número de seguidores, gênero e idade acompanhado da localização geográfica (país). Relatório do volume de tráfego e do impacto advindo do número de visitantes únicos e filtrados por gênero. Indicação sobre o detalhamento dos tipos de devices utilizados para o acesso ao conteúdo  (desktop, mobile ou tablet) especificando as fontes de execução da trilha ou áudio. A origem dos usuários sendo via acesso ao álbum do artista, ao artista, a um playlist ou uma rádio, além do detalhamento da idade do público via acesso a esse painel dashboard.

Protótipo da Identidade audiovisual do Programa.

Video: A criação, direção de arte para a linguagem videográfica da marca do Projeto. A redação do(s) roteiro(s) ou formato(s) e narrativa(s) videográfica(s) e sonora(s), desenvolvidas a partir da identidade da marca do Projeto. A produção, a edição e disponibilização de acervo videográfico para a utilização nos canais de relacionamento digitais e físicos. A finalização, a publicação e a distribuição do conteúdo videográfico desenvolvido.

Áudio e música: A criação, direção de arte para o desenvolvimento da linguagem sonora da marca do Projeto. A redação do(s) roteiro(s), narrativas e formato(s) desenvolvidos a partir da identidade da marca do Projeto. A produção, a edição e a disponibilização de acervo sonoro para a utilização nos canais de relacionamento digitais e físicos. A finalização e a publicação e a distribuição do conteúdo sonoro desenvolvido.

Protótipo do Aplicativo do Programa.

Projeto editorial: A criação, produção e direção da linguagem editorial e midiática para o Projeto.

Conteúdo e planejamento: Gestão da interface. Criação, desenvolvimento e desenho da operação para os processos de automação e gestão de dados. Composição dos elementos e signos visuais (ícones, pictogramas, tipografia/alfabeto, cores, desenhos, imagens) e a linguagem audiovisual do Projeto, incluindo a interface front-end do Aplicativo a ser desenvolvido.

Metodologia

Elaboração do Planejamento

Para a elaboração do Planejamento do Hindex_UNIFOR utilizaremos o método de Desenvolvimento Ágil por meio da Espiral Heurística de Loschelder, em que o levantamento das questões, prioridades e ideias ocorrem por meio de iterações de ciclos curtos com as equipes compostas por consultores especializados por áreas e profissionais da universidade.

O método é iniciado com uma programação contendo um conjunto de oficinas temáticas na universidade, conduzidas pelos consultores, em que as questões são levantadas e organizadas por áreas temáticas e registradas. Estima-se 3 (três) dias presenciais para esta atividade.

Após a análise dos resultados os consultores realizam algumas reuniões virtuais previamente agendadas com as equipes para apresentar planos, caminhos ou conteúdos, conforme o contexto de cada área temática, garantindo a construção de uma solução criada a partir de uma visão compartilhada.

Prazo e investimento

O Planejamento do hindex.unifor será elaborado em um prazo de 45 a 60 dias.

Após a aprovação da proposta será definido o cronograma entre as partes indicando visitas, reuniões e atividades relacionadas ao grupo gestor do projeto.

Investimento:

R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil reais) compreendendo todos os serviços indicados nessa proposta.


Conheça um pouco mais sobre os profissionais que realizarão este trabalho:

Wille Muriel - LinkedIn

Mestre em Inovação e Competitividade. Diretor Executivo da Carta Consulta. Professor e Coordenador do MBA Administração Acadêmica e Universitária. Um dos maiores estudiosos brasileiros sobre a permanência de alunos em IES. Autor do livro A Arte de Gerir IES.

Roberta Muriel - LinkedIn

Doutora em Educação. Consultora em gestão de Instituições de Ensino Superior nas áreas de processos e projetos. Autora dos livros “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Análise do Processo de Implantação” e “Avaliação Institucional – Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010” e de diversos artigos na área de gestão e educação. Docente em cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; em programas de aperfeiçoamento e em capacitações.

Lúlia Queiroz Silva - LinkedIn

Mestre em Educação. Coordenadora do Núcleo Pedagógico da FDC, há 20 anos, criando metodologias para cursos e programas com foco no resultado contratado/desejado.

Dênio Magno - LinkedIn

Doutor em Educação, ex-membro de Comissões de Elaboração do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) junto ao INEP (2011-2014). Assessor na área de Instrumentos de Avaliação da Carta Consulta.

André Martins Cardoso - LinkedIn

Designer e Especialista em Branding. Executivo da Carta Consulta junto ao Programa de Transformação Digital Hindex. Atua no planejamento estratégico e curadoria de projetos para contribuir na relação entre experiência e cultura digital por meio do user-generated content, integrando redes sociais, web e database marketing.

Leonardo Martins Cardoso - LinkedIn

Designer e Especialista em Branding. Executivo da Carta Consulta junto ao Programa de Transformação Digital Hindex. Atua no planejamento estratégico e curadoria de projetos para contribuir na relação entre experiência e cultura digital por meio do user-generated content, integrando redes sociais, web e database marketing.