Programa de Formação Executiva para Gestores de Institutos Federais

LOGO_BASE_WHITE_HORIZONTAL-01.png

Curso In Company, online e com encontros síncronos

Sobre o Programa 

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia representam uma iniciativa fundamental para a oferta do ensino profissional no Brasil. Por possuírem algumas especificidades, relacionadas, por exemplo, aos locais onde estão instalados, aos processos de articulação entre níveis, aos diferentes perfis de alunos, entre outras características, a sua gestão exige um olhar especializado, que ocorre a partir das trocas de experiências e da capacitação sistematizada das equipes que ocupam cargos de direção e coordenação. 

 

O Programa de Formação Executiva para Gestores de IES de IF é um curso em módulos, com foco na formação de gestores, dirigentes e lideranças que atuam especificamente em Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Por meio do Programa, são desenvolvidas competências que irão ajudar diretores e coordenadores a terem alinhamento, qualidade e segurança na condução dos projetos e dos processos que lideram.

 

In company, online e por módulos​​

O Programa é desenvolvido em formato totalmente online e in company ou seja, é contratado pelo Instituto Federal exclusivamente para a formação da sua equipe. Além disso, ele pode ser contratado de forma integral ou por módulos individuais, dependendo das demandas do seu IF.

Wille Muriel

​​Mestre em Inovação

Módulo: Gestão de IES da Saúde Voltada para Resultados

Diretor Executivo da Carta Consulta. Professor e Coordenador do MBA – Administração Acadêmica & Universitária e do Programa de Capacitação para Coordenadores de Curso desde 2004.

 

É um dos maiores estudiosos brasileiros sobre a permanência de alunos em IES e autor do Modelo CDRD, criado para reduzir a evasão. Autor do livro A Arte de Gerir IES.

Roberta Muriel

Doutora em Educação  Módulo: Processos Regulatórios e Avaliativos de IES da Saúde

Consultora em gestão de Instituições de Ensino Superior nas áreas de processos e projetos. Autora dos livros “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Análise do Processo de Implantação” e “Avaliação Institucional – Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010” e de diversos artigos na área de gestão e educação.

 

Docente em cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; em programas de aperfeiçoamento e em capacitações.

Conheça os detalhes dos primeiros módulos do Programa

Módulo 1. Gestão de IES voltada para Resultados

Mentor: Wille Muriel

 

Carga horária: 45 horas.

Período para Integralização: 45 dias.

Competências desenvolvidas: entendimento sobre a estrutura das organizações educacionais de ensino superior e as instâncias que regulam a atividade educacional; Elaboração de proposta de valor relevante para todos os envolvidos no processo educacional; Criação de planos de gestão com propostas claras sobre o que se quer alcançar e em quanto tempo, quais recursos serão necessários, como os resultados serão avaliados e como envolver a comunidade acadêmica no processo.

Conteúdos: estrutura da organização educacional e aplicação do processo administrativo. A equação e a proposta de geração de valor para alunos, professores, mantenedores e sociedade. Gestão por objetivos, metas e indicadores. Planos institucionais, planos gerenciais de execução no nível tático e planos de cursos.

Módulo 2. Processos Regulatórios e Avaliativos

Mentor: Roberta Muriel

 

Carga horária: 45 horas.

Período para Integralização: 45 dias.

Competências desenvolvidas: conhecer a legislação atual básica consolidada relativa aos processos de regulação e supervisão da educação superior; saber relacionar os processos regulatórios com a legislação vigente; acompanhar com segurança os processos de recredenciamento, reconhecimento, renovação de reconhecimento, aumento de vagas e outros; buscar a legislação atualizada e acompanhar as suas mudanças, mantendo-se informado e atualizado.

Conteúdos: os processos regulatórios de IES e Cursos (recredenciamento, autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento); Indicadores de Qualidade (CPC, IGC, ENADE) e Conceitos de Avaliação (CC e CI); oferta de EaD no ensino presencial; aumento de vagas; supervisão; padrões decisórios nos processos; visitas de avaliação.

Quer conhecer os outros módulos e saber mais informações? Deixe o seu contato e agendaremos uma conversa sobre o trabalho de formação executiva de equipes da sua Instituição de Ensino Superior.

Sign up to receive the first word when we go live.

Por favor preencha as informações abaixo para o nosso contato.

arrow&v

Muito obrigado! Confirmaremos os seus dados e entraremos em contato.