top of page
mba_SEO_edited.jpg

Programa.

Datas de atividades e período de estudos.

Encontro de Integração: 05 de Junho de 2024

Módulo Gestão Profissional e Inovação nas IES

O aluno verá o conceito de gestão e sua aplicação na educação universitária; o processo administrativo e a gestão por objetivos, metas e indicadores, o Plano de Desenvolvimento Institucional e as ferramentas e gestão e do século XX

 

Verá como será a gestão da IES no contexto do novo século: o conceito de inovação e seu processo aplicado ao cotidiano na gestão de uma IES - como implantá-lo? Que ferramentas utilizar? E como a inovação contribui para a transformação digital das organizações educacionais? Como romper a barreira cultura?

Labs de Gestão (Encontros síncronos)

De 03 de junho a 18 de agosto de 2024

Sempre de 7 às 9h às quintas e sextas feiras, a cada 15 dias.

 

* Período de Férias: de 15 a 28 de julho de 2024.  

Módulo Processos Avaliativos e Regulatórios

O aluno verá como os processos avaliativos e regulatórios são fundamentais para a gestão das IES. Conhecerá práticas ampliadas da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e sua utilização na gestão estratégica. Analisará todo o processo de avaliação que inclui a discussão da legislação; dos instrumentos de avaliação interna e externa; do recebimento das comissões; dos conceitos e indicadores, sendo capaz de relacionar a avaliação com os processos de regulação que levam ao credenciamento e recredenciamento das IES; autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. 

 

A centralidade deste módulo está na conformidade legal e na utilização da informação como diferencial criativo: a qualidade na educação gerando a consistência no conceito de mercado.

Labs de Gestão (Encontros síncronos)

de 19 de agosto a 20 de outubro de 2024

Sempre de 7 às 9h às quintas e sextas feiras, a cada 15 dias. 

Módulo Gestão Comercial: Captação e Retenção de Alunos

Introdução às Estratégias de Captação e Retenção de Alunos (abordagem sobre a importância da gestão eficaz da base de alunos nas IES). Sistema de Vendas na Educação Superior: análise detalhada do processo de vendas adaptado ao contexto educacional, considerando seus estágios e peculiaridades. Funil da Captação: exploração dos papéis dos setores financeiro, marketing, comercial e acadêmico na captação e retenção de alunos, destacando a importância da colaboração e coordenação entre eles. Evasão e Gestão da Permanência: estudo dos conceitos, exemplos e melhores práticas na prevenção da evasão e na promoção da permanência dos alunos, com foco em estratégias eficazes de intervenção. Utilização de CRM e Tecnologias para Ampliar a Base de Alunos: avaliação das ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) e outras tecnologias disponíveis para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar a base de clientes. Indicadores e Metas para Marketing e Vendas: discussão sobre os principais indicadores e metas utilizados na avaliação do desempenho das estratégias de marketing e vendas, com ênfase na mensuração de resultados e na definição de objetivos alcançáveis. Estratégias de Copywriting, Script de Vendas e Superando Objeções: exploração das técnicas de copywriting, desenvolvimento de scripts de vendas persuasivos e estratégias para superar objeções comuns, visando aprimorar a eficácia das abordagens de vendas.

Labs de Gestão (Encontros síncronos)

De 21 de outubro a 20 de dezembro 2024

Sempre de 7 às 9h às quintas e sextas feiras, a cada 15 dias. (Exceto 12 e 13 de novembro, por motivo de feriado nacional)

Módulo Cultura Organizacional: Transformação para o Futuro

O aluno verá quais as principais tendências de futuro no cenário da educação superior e como serão no futuro, as organizações educacionais. Preparando as IES para o futuro, através de estratégias de mudança na cultura organizacional. Serão analisadas a aprendizagem em rede, a proposta de valor, o impacto da tecnologia na cultura social e organizacional, a proposta de construção de uma cultura organizacional de valor. A gestão de IES no Futuro.

Labs de Gestão (Encontros síncronos)

De 20 de janeiro a 21 de março de 2025

Sempre de 7 às 9h às quintas e sextas feiras, a cada 15 dias.

 

* Período de Recesso e Férias: 21 de dezembro de 2024 19 de janeiro de 2025.

Módulo Transversal

Autoconhecimento e Empreendedorismo para a liderança de IES

No Módulo transversal - Autoconhecimento para Liderança e Empreendedorismo Educacional o aluno desenvolverá a prática da autorreflexão por meio do estudo de temas relacionados ao seu cotidiano: Equipes, Competências, Liderança, Criatividade e a utilização do Storytelling em seu desenvolvimento pessoal. Ao mesmo tempo sua jornada empreendedora é fundada na produção de um projeto a ser aplicado na solução de questões reais que poderão receber investimentos, para serem implantadas internamente, nas organizações em que atuam, ou lançadas no mercado.

Labs Transversais (Encontros síncronos)

Sempre de 7 às 9h nas quintas e 8 às 9h nas sextas feiras, mensalmente.

Dias 20 e 21/06/24; 15 e 16/08/24; 19 e 20/09/24; 24 e 25/10/24; 21 e 22/11/24; 19 e 20/12/2024; 20 e 21/02/25; 20 e 21/03/2025.

Retornar à página do MBA.

bottom of page