Metodologias Ativas na Docência da Educação Superior

Clique ou arraste para acessar.

 

Metodologias Ativas na Docência da Educação Superior

Apresentação

Um dos grandes desafios para o professor do ensino superior na atualidade é conhecer e atuar na docência utilizando em seu dia a dia Metodologias Ativas de Aprendizagem. Portanto, as Instituições de Educação Superior, protagonistas do ensino no século XXI e atentas às necessidades educacionais do país, precisam formar o seu corpo docente com capacidade para avaliar criticamente o uso de técnicas e estratégias educacionais que viabilizem a aprendizagem ativa, buscando dar ao aluno autonomia na construção de seu aprendizado e formação e, ao mesmo tempo, assegurar garantia de qualidade do processo.

Sobre o Curso

Programa, estrutura e metodologia

O Curso “Metodologias Ativas na Docência da Educação Superior” apresentará técnicas e estratégias de aprendizagem ativa que orientarão a atuação de professores de todos os cursos de graduação.

Objetivos

O curso favorecerá o exercício da docência no século XXI, pois permitirá ao participante o conhecimento de técnicas e estratégias de metodologias ativas de aprendizagem que poderão ser utilizadas para elaborar um currículo/módulo/disciplina/atividade em qualquer curso de graduação que tenha entre suas premissas potencializar o aprendizado de seus alunos.

Resultados

O participante, ao final do Metodologias Ativas, será capaz de perceber uma diferença em seu desempenho como docente na Educação Superior, tornando-se mais desenvolto e capaz de propiciar um ambiente de aprendizagem mais agradável e efetivo a seus alunos.

    Temas.

  • Unidade 1 Princípios da Aprendizagem do Adulto

  • Unidade 2 Competências Essenciais do Professor no século XXI

  • Unidade 3 Ambientes de Ensino Aprendizagem e Feedback educacional

  • Unidade 4 Aprendizagem baseada em problemas ou Problem-based learning – PBL

  • Unidade 5 Aprendizagem baseada em equipes ou Team-based learning (TBL)

  • Unidade 6 Aula expositiva interativa – como fazer?

  • Unidade 7 Role-Play

  • Unidade 8 Avaliação em metodologias ativas


60 Horas. Modalidade EAD

Curso de capacitação EAD utilizando e-learning como meio de interação. Carga horária de 60 horas de estudo dos alunos.


Conheça quem são os professores

Rosa Malena Delbone de Faria. Professora da Faculdade de Medicina da UFMG na graduação e pós-graduação “stricto sensu” e ex-coordenadora do curso de Medicina UNIFENAS-BH. Experiência em consultoria em Educação Médica com foco em gestão, desenho e implantação de currículo, metodologias ativas e habilidades de comunicação. Pesquisadora na área de Educação Médica em colaboração com a Erasmus University. Prêmio Jabuti pelo livro “Medicina Laboratorial para o Clínico”. 

Alexandre Sampaio Moura. Professor do curso de Medicina UNIFENAS-BH na graduação e pós-graduação “stricto sensu” e membro do núcleo de estudos e desenvolvimento docente do curso. Experiência em consultoria na área de Educação Médica, com ênfase em desenho e implantação de currículos e metodologias ativas. Pesquisador na área de Educação Médica em colaboração com a Erasmus University.


Inicie o seu processo de inscrição

Dúvidas ou informações entre em contato:  +55(31) 3494 2713  carolina@cartaconsulta.com.br


CC_MICRO-01.png
 

Começamos como uma empresa de projetos educacionais e nos transformamos num centro de estudos aplicados sobre como gerir uma organização educacional. Durante as duas últimas décadas participamos do planejamento, criação e desenvolvimento de inúmeras instituições públicas e privadas de educação superior no Brasil. 

Em parceria com grandes instituições, formamos gestores universitários em programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Atuamos também por meio de diversos cursos de formação de curta duração nas modalidades presencial, a distância e in company. Atualmente a Carta Consulta é uma das principais referências em gestão universitária no Brasil.

®© carta.consulta