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A gente não luta pela matrícula. A gente luta pelo tempo das pessoas.

Wille Muriel - Diretor Executivo da Carta Consulta


Ao refletirmos sobre essa afirmação, somos levados a considerar a essência do que significa realmente valorizar a educação e o impacto que ela tem na vida das pessoas.


A verdadeira luta está em assegurar que o tempo que as pessoas se dedicam à educação seja significativo, enriquecedor e transformador, tanto para alunos quanto para professores e gestores das IES.


O tempo é um recurso finito e precioso. Cada hora, cada minuto investido em aprendizado deve ser valorizado, pois é uma parte irrecuperável da vida de uma pessoa. Quando lutamos pelo tempo das pessoas, estamos lutando para que esse tempo seja usado da melhor forma possível, proporcionando experiências de aprendizado que realmente importam, que toquem o coração e a mente, e que preparem os indivíduos não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida como um todo.


Essa reflexão também nos leva a considerar a qualidade da transformação. Não basta ter acesso à educação; é crucial que essa educação seja de alta qualidade. Devemos lutar por propostas que sejam relevantes e engajadoras e por ambientes de aprendizagem que sejam acolhedores e desafiadores.


Esta frase nos lembra que, no centro de todo o sistema educacional, estão as pessoas – com suas histórias, sonhos, desafios e potencialidades. Lutar pelo tempo das pessoas é reconhecer e respeitar suas trajetórias individuais, adaptando práticas de aprendizagem para atender às suas necessidades e interesses, algo que faça sentido para elas.


Ao internalizarmos essa mensagem, podemos transformar a maneira como enxergamos a educação. Podemos nos mover em direção a um sistema que priorize o bem-estar e o crescimento integral dos alunos, reconhecendo que o tempo deles é valioso demais para ser desperdiçado. Ao fazermos isso, estaremos não apenas melhorando a educação, mas também contribuindo para uma sociedade mais justa, equitativa e iluminada.


A propósito, obrigado pelo seu tempo!

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