As avaliações institucionais volta e meia se transformam em problemas, e não em indicadores de soluções para as IES. O comportamento defensivo diante deste momento estratégico paralisa os gestores e suas equipes.
A solução é um processo amplo de esclarecimento sobre a importância da avaliação, mas não apenas na retórica. É importante reunir a equipe, esclarecer sobre os aspectos que envolvem a avaliação, se conteúdo, seu formato, sua forma de aplicação e, principalmente, falar das ações que ela desencadeia no processo de gestão.
Pessoas – alunos e profissionais da organização – participam mais ativamente das avaliações na medida com que se engajam no processo. Ao longo do tempo, esclarecimentos e feedbacks constantes constroem a base de toda avaliação de sucesso: a confiança. Isto só é possível com uma construção participativa, ouvindo a equipe desde o processo de elaboração até a discussão dos resultados.
A Avaliação nas Instituições de Educação Superior é tema de um dos módulos do MBA Administração Acadêmica e Universitária, que está com as inscrições abertas para a 18ª turma. Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui.
Dênio Magno
Professor do MBA Administração Acadêmica e Universitária
Comments