Como a sua IES tem construído a arquitetura pedagógica para a EaD?



Quando desenvolvemos um modelo pedagógico para EaD, ele deve ser capaz de representar e também de orientar a abordagem do currículo nas práticas pedagógicas e nas interações entre os objetos de estudo, os alunos e os professores.


É por isso que o modelo pedagógico deve definir a arquitetura pedagógica e as estratégias para a aplicação desta arquitetura.


Trabalhar estrategicamente cada um dos quatro aspectos que compõem a arquitetura pedagógica, com foco na aprendizagem e na experiência dos alunos, é fundamental para construir os diferenciais que a sua IES precisa para se desenvolver na educação a distância:


  1. Aspectos organizacionais são a fundamentação da proposta pedagógica e incluem propósitos do processo de ensino-aprendizagem, expectativas em relação aos participantes e organização do tempo e do espaço.

  2. Conteúdos são os materiais instrucionais e recursos utilizados, objetos de aprendizagem e ferramentas de aprendizagem.

  3. Aspectos metodológicos são as formas de interação e avaliação e a sua organização em uma sequência didática.

  4. Aspectos tecnológicos são os recursos de comunicação e interação que serão utilizados.

Como a sua IES tem trabalhado cada um desses aspectos? Vocês têm pensado de forma integrada na aprendizagem e na experiência dos alunos?


Se você gostaria de saber como a Carta Consulta pode contribuir não só para o desenvolvimento da arquitetura pedagógica do seu modelo, mas para a construção ou reconstrução de todo o seu Projeto de EaD, clique aqui e vamos conversar sobre o caso da sua IES e entender como podemos trabalhar juntos.


Carolina Fraga

Gestora de Relacionamento e Consultora da Carta Consulta

#ead #modelopedagógico #gestão #gestãodeies #gestãouniversitária #projetoead