Quando desenvolvemos um modelo pedagógico para EaD, ele deve ser capaz de representar e também de orientar a abordagem do currículo nas práticas pedagógicas e nas interações entre os objetos de estudo, os alunos e os professores.
É por isso que o modelo pedagógico deve definir a arquitetura pedagógica e as estratégias para a aplicação desta arquitetura.
Trabalhar estrategicamente cada um dos quatro aspectos que compõem a arquitetura pedagógica, com foco na aprendizagem e na experiência dos alunos, é fundamental para construir os diferenciais que a sua IES precisa para se desenvolver na educação a distância:
Aspectos organizacionais são a fundamentação da proposta pedagógica e incluem propósitos do processo de ensino-aprendizagem, expectativas em relação aos participantes e organização do tempo e do espaço.
Conteúdos são os materiais instrucionais e recursos utilizados, objetos de aprendizagem e ferramentas de aprendizagem.
Aspectos metodológicos são as formas de interação e avaliação e a sua organização em uma sequência didática.
Aspectos tecnológicos são os recursos de comunicação e interação que serão utilizados.
Como a sua IES tem trabalhado cada um desses aspectos? Vocês têm pensado de forma integrada na aprendizagem e na experiência dos alunos?
Se você gostaria de saber como a Carta Consulta pode contribuir não só para o desenvolvimento da arquitetura pedagógica do seu modelo, mas para a construção ou reconstrução de todo o seu Projeto de EaD, clique aqui e vamos conversar sobre o caso da sua IES e entender como podemos trabalhar juntos.
Carolina Fraga
Gestora de Relacionamento e Consultora da Carta Consulta
Comments