A garantia de qualidade na educação apresenta-se sempre como uma grande preocupação para a maioria das Instituições de Educação Superior. No entanto, definir qualidade é algo bem mais complexo do que imaginamos.
O que é qualidade, afinal?
Como podemos garantir qualidade em nossa oferta se nem sabemos bem o que isto significa?
Quando essa definição se relaciona com a educação superior, esta complexidade aumenta, somando-se à complexidade do próprio momento por que passa a educação superior no mundo, em função de todas as mudanças trazidas pela tecnologia e, especialmente agora, com a mudança acelerada dos processos internos das IES provocada pela pandemia.
No processo educativo, há uma variedade de envolvidos, como estudantes, empregadores, docentes, corpo técnico-administrativo, o próprio governo, agências de financiamento, órgãos acreditadores e avaliadores. Assim, a qualidade, sendo relativa ao usuário do termo e às circunstâncias em que ele é usado, vai significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Cada envolvido terá uma perspectiva distinta de qualidade e, também, diversas perspectivas em momentos diferentes. Por esta razão, é bastante difícil definir quais fatores seriam determinantes para garantir a qualidade na educação superior.
Na educação superior no Brasil, atualmente, o que se vê é a associação da qualidade a indicadores como o Conceito Preliminar de Cursos, o Índice Geral de Cursos e o ENADE. Mas será que esta associação está adequada?
Não há uma definição que possa ser considerada correta ou definitiva. No entanto, especialmente em se tratando de educação, o fato de não se ter a definição do termo não elimina a responsabilidade de buscar a avaliação da qualidade. Pode-se encontrar um caminho para a definição dos padrões mínimos aplicáveis em cada caso, para cada tipo de instituição e para cada sociedade.
A qualidade nos processos de avaliação institucional é um dos temas do módulo que eu coordeno no MBA Administração Acadêmica e Universitária, cuja próxima turma está com as inscrições abertas e começa no dia 20 de outubro. Quer saber mais? Clique aqui e conheça todos os módulos, as datas dos encontros síncronos quinzenais e mais informações.
Roberta Muriel
Professora do MBA Administração Acadêmica e Universitária e Diretora da Carta Consulta
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