top of page

Números não mentem: Será que a sua IES está investindo no lugar certo para captar alunos?

É natural que cursos com conceitos 1 e 2 tenham maiores dificuldades para captar alunos




O Enade e o CPC são indicadores que a grande mídia adotou para informar a população quanto à qualidade dos cursos de graduação no Brasil. Sabemos que o MEC deve melhorar sempre esses indicadores, mas... o que ficou na mente das pessoas? Conceito 5 - curso excelente; conceito 4 - muito bom; 3 - regular; 2 - ruim; 1 - péssimo. Simples assim.


Esta percepção sobre a qualidade dos cursos é fundamental para captar alunos. Para as IES privadas isso significa a manutenção e ampliação de receitas que sustentam a operação. Para as IES públicas representa um aumento da eficiência operacional e resultados concretos para a sociedade que é, afinal, quem investe recursos na educação.


Conceitos ruins impõem sobre ao financeiro das IES maiores custos com a divulgação em processos de captação de alunos, porque o esforço de comunicação para apresentar os detalhes do curso tornam-se ainda maiores. Com conceitos bons fica mais fácil passar a informação de que o curso tem boa qualidade, pois temos o MEC e toda a imprensa trabalhando a nosso favor, confirmando a nossa oferta de qualidade na medida em que correlacionam números do MEC com os nossos números. Para a sociedade de modo geral os números são concretos. Números não mentem.


Logo, ter conceitos altos no Enade e no CPC é algo fundamental para melhorar os resultados em todas as fases do processo de captação de alunos. Já pensou sobre isso?


Acontece que normalmente pensamos sempre em resultados no curto prazo: investir na divulgação hoje, buscar uma outra agência de publicidade com uma nova ideia mirabolante... pagar uma fortuna no aluguel de uma placa num estádio de futebol... Essas estratégias estão funcionando?


O primeiro passo para captar mais alunos é ter um excelente curso de graduação. Isso faz sentido para você?

  • Ter uma equipe de professores especializada em transformar os cursos com conceitos baixos em cursos com conceitos altos?

  • Contar com um sistema de inteligência de dados capaz de mostrar, com TOTAL precisão, dados e informações que levarão o seu curso para conceito 5 no Enade e no CPC?

Se fizer sentido saiba que a sua IES pode encontrar a solução completa no CONSULTA ENADE. É um sistema de inteligência de dados com adesão por assinatura (mais barato), que proporciona inúmeras análises para diretorias acadêmicas, coordenações de cursos, núcleos docentes estruturantes, comissões próprias de avaliação, professores e alunos. Além do sistema a IES assinante participa do Grupo Especial de Aprendizagem Conceito 5, um ambiente virtual exclusivo com foco em avaliação, indicadores, conceitos, provas, questões, enfim, tudo que envolve o sistema avaliativo da educação superior brasileira.


O CONSULTA ENADE dá concretude para trabalho das coordenações em relação ao desempenho dos professores, mostrando pontualmente até mesmo que questão do Enade deve ser trabalhada pelos professores de forma mais adequada. São dados. Se, números não mentem... temos um sistema incrível para lidar com números, indicadores e conceitos do MEC e é por isso que muitas universidades estão utilizando o CONSULTA ENADE.


Investir em divulgação é importante para captar alunos? Quanto a isso não temos a menor dúvida. Mas temos outra questão que precisa ser considerada (e normalmente não é): O que estamos divulgando? Um curso ruim? Ou um curso regular, normalzinho, “um curso ok”... ? Ou algo referenciado e indicado pela grande mídia de massa, pelos alunos que estão cursando e pelo próprio Ministério da Educação?


Não tenha dúvida de que é preciso investir para captar alunos. Mas o investimento em conceitos altos é o que apresenta maior segurança (resultados concretos) e maior rentabilidade (mais barato do que os outros investimentos em captação). Ah! Se a sua questão for o curto prazo pense em investir, simulando as avaliações e, a partir dos resultados positivos, divulgar internamente para os alunos cada vitória. Você terá alunos muito mais engajados em todos os Enades na sua IES.


Conheça o CONSULTA ENADE. Agende pelo site uma apresentação exclusiva com o Professor Marcos Roberto, pesquisador/desenvolvedor do sistema e um dos maiores especialistas em avaliação do Brasil. Acesse: https://www.cartaconsulta.com.br/ce


E depois venha fazer essas contas comigo. Você irá se surpreender.





Comentários


bottom of page