A proposta do novo Ensino Médio é assegurar aos estudantes a integralidade mínima das diretrizes curriculares alinhadas à BNCC e expandir o processo de aprendizagem pelos itinerários formativos. Nessa arquitetura educacional, o aluno poderá traçar os percursos de acordo com suas afinidades e necessidades profissionais, tornando-se aptos para desenvolverem habilidades e competências essenciais para o mundo do trabalho e projeto de vida.
Diante desse cenário que desencadeia mudanças no contexto educacional, as escolas têm que se adequar às novas exigências impostas pela legislação e modificar sua estrutura, currículo, organização de ensino e principalmente, precisam atualizar seu Projeto Político Pedagógico.
A atualização da Proposta Pedagógica tem prazo para acontecer. Ante essa afirmativa, as escolas precisam atender a Lei 13.415/2017 e desenvolver estratégias de implementação do novo Ensino Médio. Para isso, faz-se necessário a elaboração de um Diagnóstico Institucional com o objetivo de levantar informações sobre:
quais formações oferecer ao corpo docente;
qual é a situação da infraestrutura da escola, equipamentos disponíveis, materialidade, recursos tecnológicos, estrutura física e laboratorial;
como são os processos internos referentes a secretaria, elaboração do currículo, variações da carga horária, práticas do ensino hibrido e diretrizes pedagógicas;
qual é o andamento do planejamento orçamentário para implementação dos projetos;
de que forma será analisado os indicadores em todas as perspectivas para verificar a necessidade de novas métricas internas e medir a evolução e impactos do atual modelo de ensino e;
quais são as possibilidades de ampliação das integrações institucionais com o intuito de aproximar a escola com a comunidade corporativa na promoção de parcerias.
Em consequência das prorrogativas acima, todas as instituições de ensino deverão propor a atualização do Projeto Político Pedagógico de acordo com as diretrizes curriculares e adequações ao novo Ensino Médio. Afinal, a orientação é que a partir de 2022, as escolas já estejam em consonância com a proposta pedagógica alinhada à Lei 13.415/2017.
A Carta Consulta Educação Básica possui ampla experiência em elaboração e atualização do Projeto Político Pedagógico. Conte conosco para assessorá-lo(a) na construção deste importante documento e sua implementação.
por: Claudia Maciel Murta, especialista em Projeto Político Pedagógico e Gestão Estratégica
Ainda não atualizou sua proposta pedagógica? Agende uma reunião técnica para tirar todas as suas dúvidas!
Comments