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Itinerário Formativo do novo Ensino Médio



Os Itinerários Formativos fazem parte da composição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conformidade com as premissas do novo Ensino Médio. As diretrizes estão correlacionadas às habilidades e competências que os estudantes precisam desenvolver no decurso de seus estudos.


As escolas que oferecem ensino médio devem propor um currículo diversificado, flexível e relevante aos alunos. Ante ao exposto, os estudantes terão a oportunidade de se aprofundarem em conhecimentos específicos de acordo com seus anseios e perspectivas profissionais. Dessa forma, poderão escolher as áreas de conhecimento que mais se identificam a fim de prosseguirem com sua formação técnica e profissionalizante.


Outra questão relevante se refere à importância da Integração Institucional. Ou seja, o relacionamento entre escola e comunidade escolar, em especial o segmento corporativo. Com a possibilidade de oferta de trabalho no contexto local, a escola tem que fomentar parcerias com as empresas a fim de possibilitar novas experiências para seu alunado, ampliando suas expectativas em relação ao mundo do trabalho e projeto de vida.


O modelo de itinerário formativo adotado pela escola tem que incorporar os projetos, oficinas, núcleos de estudo, metodologias ativas, tecnologias e instrumentos que sejam flexíveis, diversificados e principalmente atrativos para o estudante. A Carta Consulta Educação Básica possui ampla experiência em modelos de Itinerário Formativo. Conte conosco para assessorá-lo(a) na elaboração de estratégias eficazes para a implementação do novo Ensino Médio.


Ainda não elaborou o Itinerário formativo da sua instituição de ensino? Agende uma reunião técnica para tirar todas as suas dúvidas!





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