Os Itinerários Formativos fazem parte da composição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conformidade com as premissas do novo Ensino Médio. As diretrizes estão correlacionadas às habilidades e competências que os estudantes precisam desenvolver no decurso de seus estudos.
As escolas que oferecem ensino médio devem propor um currículo diversificado, flexível e relevante aos alunos. Ante ao exposto, os estudantes terão a oportunidade de se aprofundarem em conhecimentos específicos de acordo com seus anseios e perspectivas profissionais. Dessa forma, poderão escolher as áreas de conhecimento que mais se identificam a fim de prosseguirem com sua formação técnica e profissionalizante.
Outra questão relevante se refere à importância da Integração Institucional. Ou seja, o relacionamento entre escola e comunidade escolar, em especial o segmento corporativo. Com a possibilidade de oferta de trabalho no contexto local, a escola tem que fomentar parcerias com as empresas a fim de possibilitar novas experiências para seu alunado, ampliando suas expectativas em relação ao mundo do trabalho e projeto de vida.
O modelo de itinerário formativo adotado pela escola tem que incorporar os projetos, oficinas, núcleos de estudo, metodologias ativas, tecnologias e instrumentos que sejam flexíveis, diversificados e principalmente atrativos para o estudante. A Carta Consulta Educação Básica possui ampla experiência em modelos de Itinerário Formativo. Conte conosco para assessorá-lo(a) na elaboração de estratégias eficazes para a implementação do novo Ensino Médio.
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