SE ISSO NÃO ESTIVER OCORRENDO NO CURSO DA SUA IES, TEMOS 2 QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA VOCÊ DESCOBRIR OS PORQUÊS.
Se uma das profissões mais requisitadas no Brasil é a de Programador, por que os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) não estão entre as estrelas dos portfólios das IES?
A partir da organização dos dados pelo Consulta EDUCA é possível verificar que no Brasil são 400 cursos de ADS na modalidade presencial e 161 na modalidade EaD. Só em 2021 foram ofertadas 403.495 vagas para 360.648 inscritos e 120.394 ingressantes.
A demanda do CST em ADS apresenta o comportamento que pode ser organizado em um funil (típico) de conversão, mas, mesmo com o forte crescimento do número de vagas nos últimos anos, nota-se que a maior perda dentro do funil tem ocorrido na etapa entre inscritos e matriculados (66,62%).
Aqui estamos falando de números nacionais. Mas você pode fazer essa conta para saber como aumentar a base de alunos do curso de ADS da sua IES. Para isso é preciso saber, exatamente, em qual etapa do funil vocês estão perdendo mais futuros alunos.
Pergunta 1: Se essas pessoas já estavam interessadas por que não entraram?
Verifique se há algo incoerente na composição do mix-mercadológico do curso. Chame o seu coordenador e o núcleo docente estruturante para conversar.
Pergunta 2: Onde investir mais para aumentar a sua base de alunos?
A possibilidade de retorno onde temos o maior gap é relevante para obter resultados no curto prazo. Invista onde encontrar o maior gap entre meta e resultado.
Mas, lembre-se:
No fim, vaga vira meta, projeção. Inscrito é resultado parcial, que mostra se estamos trabalhando bem na divulgação e/ou se a meta era realista. O que importa no final são os ingressantes e os matriculados (alunos que já tínhamos), pois são eles que pagam a conta do financiamento da educação e da viabilização dos projetos pedagógicos.
E os outros cursos? Onde perdem? Onde ganham no funil da captação?
Wille Muriel
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