top of page

O BRASIL VEM AUMENTANDO A SUA BASE DE ALUNOS NO CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.

Atualizado: 13 de dez. de 2022

SE ISSO NÃO ESTIVER OCORRENDO NO CURSO DA SUA IES, TEMOS 2 QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA VOCÊ DESCOBRIR OS PORQUÊS.


Se uma das profissões mais requisitadas no Brasil é a de Programador, por que os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) não estão entre as estrelas dos portfólios das IES?


A partir da organização dos dados pelo Consulta EDUCA é possível verificar que no Brasil são 400 cursos de ADS na modalidade presencial e 161 na modalidade EaD. Só em 2021 foram ofertadas 403.495 vagas para 360.648 inscritos e 120.394 ingressantes.


A demanda do CST em ADS apresenta o comportamento que pode ser organizado em um funil (típico) de conversão, mas, mesmo com o forte crescimento do número de vagas nos últimos anos, nota-se que a maior perda dentro do funil tem ocorrido na etapa entre inscritos e matriculados (66,62%).


Aqui estamos falando de números nacionais. Mas você pode fazer essa conta para saber como aumentar a base de alunos do curso de ADS da sua IES. Para isso é preciso saber, exatamente, em qual etapa do funil vocês estão perdendo mais futuros alunos.


Pergunta 1: Se essas pessoas já estavam interessadas por que não entraram?

Verifique se há algo incoerente na composição do mix-mercadológico do curso. Chame o seu coordenador e o núcleo docente estruturante para conversar.


Pergunta 2: Onde investir mais para aumentar a sua base de alunos?

A possibilidade de retorno onde temos o maior gap é relevante para obter resultados no curto prazo. Invista onde encontrar o maior gap entre meta e resultado.


Mas, lembre-se:


No fim, vaga vira meta, projeção. Inscrito é resultado parcial, que mostra se estamos trabalhando bem na divulgação e/ou se a meta era realista. O que importa no final são os ingressantes e os matriculados (alunos que já tínhamos), pois são eles que pagam a conta do financiamento da educação e da viabilização dos projetos pedagógicos.


E os outros cursos? Onde perdem? Onde ganham no funil da captação?


Wille Muriel




Comments


bottom of page