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Um dos problemas enfrentados pelos coordenadores de curso das IES é a dificuldade de analisar os dados do CPC a partir dos relatórios gerados pelo MEC. Como sabemos, após a avaliação da IES, todas as informações são disponibilizadas pelo INEP. Porém, pela complexidade e grande volume de dados a serem analisados, o coordenador de curso, muitas vezes não consegue dar a devida atenção e tratamento aos relatórios.


Outro fator que interfere no levantamento das informações é a falta de agilidade no processamento dos dados. O conteúdo dos relatórios é denso e extrair as informações desejadas com rapidez é uma tarefa que demanda tempo do coordenador de curso.


O sistema de inteligência de dados, Consulta Enade, foi criado para solucionar todos os problemas encontrados pelos coordenadores que precisam analisar os relatórios. Nessa perspectiva ele reduz consideravelmente o tempo de busca pela informação, consolida dados em painéis gráficos permitindo uma investigação aprofundada de todos os componentes que fazem parte do CPC.


Quer saber mais? Assista o vídeo do Marcos Roberto Rosa, especialista da Comunidade Conceito 5, que explica e responde como surgiu a ferramenta Consulta Enade!


Marcos Roberto Rosa - Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela UFSC com MBA em Gestão Empresarial e Bacharelado em Administração. Membro da comunidade conceito 5.

 

Acesse a página da melhor ferramenta para a melhoria da gestão de cursos de graduação.








A Carta Consulta vai realizar, nos dias 02 e 03 de dezembro, o curso “Ensino Híbrido na Graduação”. O curso terá carga horária de oito horas e acontecerá de forma síncrona, com a utilização de uma plataforma de videoconferência. As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 26 de novembro. Podem participar gestores de Instituições de Educação Superior (IES), coordenadores de cursos, professores e outros profissionais da área.


Entre os temas que serão abordados, estão a definição de ensino híbrido, modelos e desenhos educacionais implantados e aspectos relacionados à regulação e à avaliação do ensino híbrido no Brasil. Além de tratar dos aspectos teóricos e legais, o curso aposta no desenvolvimento prático. Por isso, conta também com oficinas em grupo para que os participantes possam aplicar o conhecimento e interagir com colegas de outras IES.


A capacitação será realizada pelos Diretores da Carta Consulta, Wille Muriel e Roberta Muriel. Os especialistas contam com uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos para universidades. Em mais de 20 anos de atuação, assessoraram instituições reconhecidas, como Fundação Dom Cabral, UNAERP e Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.


Os detalhes sobre valores, horários do curso e depoimentos de quem já participou podem ser obtidos clicando no link abaixo.











O Ensino Hibrido na Graduação é um modelo educacional utilizado pelas Instituições de Ensino Superior há alguns anos. Porém no Brasil, sua implementação só foi potencializada pela publicação da Portaria 2.117 de 6 dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação.


Diante disso, a portaria em vigor, possibilitou às IES uma reorganização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, podendo introduzir na modalidade EaD, até o limite de 40% da carga horária total do curso. Neste processo, muitas dúvidas surgiram entre os gestores de IES, coordenadores de cursos e professores:


Quais são e como funcionam os modelos de ensino híbrido na Graduação? Quais são as melhores formas de distribuir a carga-horária nos cursos? Quais os impactos da hibridização na permanência e na captação de alunos?


A implementação do modelo de ensino hibrido nas IES oportuniza experiências inovadoras e consistentes para os alunos. Nessa perspectiva, as universidades e os centros universitários deverão incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.


Porém, a fim de realizarem os objetivos pedagógicos, as IES devem também, incluir nas diretrizes educacionais material didático específico, qualificação dos docentes, tutores e profissionais da educação. O objetivo é adequar a instituição para que esteja compatível com o previsto no PPC e no plano de ensino da disciplina.

O Curso sobre Implementação do Ensino Hibrido, oferecido pela Carta Consulta, conta com os especialistas Wille Muriel e Roberta Muriel. Eles vão apresentar caminhos para transformar a oferta educacional da sua IES em roteiros e experiências de aprendizagem híbridas.


Durante o curso, você terá a oportunidade de criar soluções de ensino híbrido em uma oficina, trabalhando em conjunto com outros gestores de IES e coordenadores de cursos.


Datas: 02 e 03 de dezembro, quinta e sexta feira.

Horários: 14h às 18h.

Síncrono | Plataforma Zoom​


Não perca! Vagas limitadas!








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