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PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE CURSO – 2025- IN COMPANY

A preparação das coordenações é algo essencial para o sucesso da sua IES.

Híbrido e totalmente  contextualizado com o que mais importa agora!

Seja bem-vindo!

Período de realização de acordo com as possibilidade da IES

Os maiores especialistas do mercado capacitando profissionais da coordenação de cursos em sua IES, para que sejam capazes de gerir recursos, desenvolver estratégias e aplicar métricas voltadas ao alcance dos objetivos institucionais.

Perfil dos nossos alunos e áreas. 

O curso é direcionado para:

Coordenadores de curso e membros dos núcleos docentes estruturantes. Profissionais de IES que buscam uma formação rápida, prática, aplicável desde o início do processo formativo.

Carga horária e formato de oferta

60 horas, sendo 20 horas para cada módulo.

 

Com base nas atividades descritas e considerando as metas de qualidade do Programa, sugere-se a seguinte estrutura:

  • 1 encontro presencial de abertura com todos os participantes e professores do Programa: organização do processo de aprendizagem e introdução ao conteúdo dos 3 módulos – 6 horas.

  • 12 encontros síncronos de 2 hora cada, sendo 4 por módulo, realizados por meio de videoconferências para aulas expositivas e dialogadas e oficinas de aplicação do conhecimento ministrado nos módulos (ZOOM).

  • 30 horas de estudos assíncronos de materiais de curadoria dos professores, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem exclusivo.

 

Período de integralização

As datas de início e término serão definidas com cada IES.

O tempo ideal de integralização é de 3 meses.

​Módulos temáticos e conteúdos principais

Módulo 1: Regulação e Avaliação do Ensino Superior - com Roberta Muriel

  • Estrutura e funcionamento do ensino superior brasileiro e órgãos de regulação e avaliação: Estudo da legislação, estrutura e organização do ensino superior no Brasil. Análise dos principais órgãos reguladores (MEC, INEP, CNE) e de suas competências. O papel do SINAES, ENADE, CPC, IGC e demais instrumentos na avaliação institucional e dos cursos. Inter-relações entre políticas públicas, regulação e avaliação educacional.

  • Dispositivos regulatórios essenciais para o processo decisório na IES: Exame dos principais dispositivos normativos que impactam a gestão das instituições de ensino superior. Análise crítica de portarias, decretos e leis educacionais. Aplicações práticas dos instrumentos regulatórios na tomada de decisões estratégicas, operacionais e acadêmicas dentro das IES.

  • Gestão do projeto pedagógico: Função e importância do PPC na gestão acadêmica; relação do PPC com PDI e políticas institucionais; elementos essenciais do PPC: perfil do egresso, matriz curricular, extensão e avaliação; metodologias inovadoras: ensino híbrido, metodologias ativas e avaliação por competências; papel do coordenador e do NDE: atribuições e responsabilidades; preparação para avaliações in loco e boas práticas de gestão documental; identificação de pontos fortes e fragilidades; roteiro prático para revisão e adequação do PPC ao novo marco regulatório; plano de ação inicial para ajustes estratégicos.

Módulo 2: Indicadores Estratégicos de Qualidade - com Marcos Roberto Rosa

  • Indicadores de qualidade da educação superior (ENADE, CPC, IGC e IDD): estudo das finalidades, fontes de dados e lógica de cálculo; interpretação técnica dos resultados e de seus efeitos regulatórios e reputacionais; relações entre desempenho discente, perfil docente, insumos e evidências de aprendizagem; leitura crítica de séries históricas e simulações de cenários para decisão.

  • Governança avaliativa e melhoria contínua no âmbito do SINAES: desenho de objetivos, papéis e fluxos decisórios; integração entre coordenação de curso, NDE e CPA; rotinas de monitoramento, consolidação de dados e revisão de prioridades; uso de painéis e relatórios para pactuação de metas acadêmicas e administrativas; mecanismos de accountability vinculados a resultados de aprendizagem e indicadores oficiais.

  • Planos de ação docente orientados por dados: identificação de problemas instrucionais a partir de evidências; elaboração, execução e acompanhamento de planos com metas, responsáveis e prazos; aplicação do ciclo PDCA e de rubricas de desempenho; análise de efeitos sobre aprendizagem, engajamento e resultados nas avaliações internas e externas.

Módulo 3: Gestão de Cursos e Inovação - com Wille Muriel

  • Tendências, riscos e oportunidades para a educação superior: inteligências artificiais, micro certificações e novos formatos e metodologias de aprendizagem.

  • Qualidade e identidade:  a qualidade como diferencial competitivo no ensino superior. Abordagem de estratégias institucionais para qualificação da oferta acadêmica, atendimento ao estudante e visibilidade institucional. Indicadores de desempenho e sua influência na reputação institucional e na captação e permanência de alunos.

  • Liderança na gestão de cursos de graduação: estilos de liderança com o corpo docente; comunicação eficaz; equipes de NDE’s de alta performance; gestão de conflitos; a habilidade essencial para elaborar perguntas que levam às melhores respostas.

Certificação

Proficiência em Gestão de Cursos de Graduaçao

Planos de pagamento facilitado

Os valores serão definidos a partir da demanda das instituições.

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ou diretamente pelo whatsapp 

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