top of page

Atualizado: 7 de dez. de 2022


É inegável o crescimento que se vem observando no número de estudantes que estão concluindo sua graduação na modalidade EaD. Da mesma forma, também é inegável que o número de concluintes do Presencial vem caindo desde 2018. Mas, o que esperar para o futuro?


O número de Concluintes em 2021 foi o maior da série histórica que acompanhamos (2011 - 2021), com 1.327.188 estudantes "cruzando a linha de chegada". Destes, 842.047 (63,45%) são oriundos de cursos Presenciais e outros 485.141 (36,55%) terminaram seus cursos na EaD.


Esta distância já foi (bem) maior, vejamos:

Ano Conc_Total Conc_Presencial Conc_EaD Var.

2011 1.016.713 865.161 85,09% 151.552 14,91%

2012 1.050.413 876.091 83,40% 174.322 16,60% 1,69%

2013 991.010 829.938 83,75% 161.072 16,25% -0,34%

2014 1.027.092 837.304 81,52% 189.788 18,48% 2,22%

2015 1.150.067 916.363 79,68% 233.704 20,32% 1,84%

2016 1.169.449 938.732 80,27% 230.717 19,73% -0,59%

2017 1.199.769 947.606 78,98% 252.163 21,02% 1,29%

2018 1.264.288 990.415 78,34% 273.873 21,66% 0,64%

2019 1.250.076 934.037 74,72% 316.039 25,28% 3,62%

2020 1.278.622 878.229 68,69% 400.393 31,31% 6,03%

2021 1.327.188 842.047 63,45% 485.141 36,55% 5,24%


Um fenômeno (no mínimo) curioso acontece em alguns anos, apesar do aumento sistêmico e acelerado no número de Ingressantes ser observado, anualmente, favorável à EaD, o mesmo não acontece com a variação no percentual de Concluintes. É bem verdade que a participação dos Concluintes da EaD cresce ano após ano, mas em um ritmo instável.


O que poderia estar causando isso? Deixe nos comentários sua opinião para debatermos, sinceramente estou curioso.


Marcos Rosa




A modalidade presencial:

Entre 2011 a 2021, 942 IES ofereceram 2.049.206 vagas no curso de graduação presencial em Enfermagem. A evolução no número de ingressantes vem caindo desde 2019, saindo de 96,3 mil alunos para chegar a 85,5 mil em 2021, mas a maior queda ocorreu entre 2019 para 2020. Em 2020 também ocorreu um aumento significativo da base de alunos concluintes.


A modalidade educação a distância:

No mesmo período (2011 a 2021), 14 IES ofereceram 628.039 vagas no curso de graduação EaD em Enfermagem. A evolução no número de ingressantes vem aumentando desde 2015, com crescimento exponencial de 2020 a 2021.


No presencial tem formado mais alunos do que formava antes e, embora os dados não sejam conclusivos, pode estar ocorrendo uma retomada do curso.


Na EaD, considerando que 98,5% dos alunos ingressantes são de vagas novas e apenas 1,46% são de vagas remanescentes e que o curso apresenta aumentos na base de ingressantes e de alunos matriculados, parece haver uma adequação entre o perfil da demanda e a forma como as instituições EaD oferecem a graduação em Enfermagem. Nota-se que poucas IES concentraram a oferta de vagas mais de 600 mil vagas no período analisado.


Então há demanda pelo curso de graduação em Enfermagem, mas ela se estabelece de forma mais consistente na EaD, talvez em função do ticket-médio menor nas mensalidades. A Covid-19 pode ter acelerado a demanda pelo curso nesta modalidade, mas é importante observar que o número de ingressantes já aumentava de forma consistente antes da Pandemia. Vale lembrar que neste curso, 95,71% são de alunos que vieram da rede pública de ensino.


As preocupações para a Enfermagem EaD estão relacionadas com a evasão, ou seja, como manter os alunos ingressantes e, naturalmente, com o ENADE (obter os mesmos resultados do que o presencial). Para as presenciais o exercício volta-se para a readequação de ticket-médio ou algum programa de financiamento que proporcione o interesse, a adesão e a permanência dos alunos, devendo gerar e comunicar valor suficientes para retomar o crescimento da demanda pelo curso presencial.


Desafios interessantes e complexos.


Teríamos outras preocupações e exercícios para fazer? Sem dúvida. Mas para identifica-los é preciso conhecer os números do setor educacional. O Consulta EDUCA é um sistema de inteligência essencial para tomar decisões estratégicas orientadas por dados.


Solicite uma reunião para saber mais sobre outros cursos e também sobre o B.I. Consulta EDUCA.


Wille Muriel



É natural que cursos com conceitos 1 e 2 tenham maiores dificuldades para captar alunos




O Enade e o CPC são indicadores que a grande mídia adotou para informar a população quanto à qualidade dos cursos de graduação no Brasil. Sabemos que o MEC deve melhorar sempre esses indicadores, mas... o que ficou na mente das pessoas? Conceito 5 - curso excelente; conceito 4 - muito bom; 3 - regular; 2 - ruim; 1 - péssimo. Simples assim.


Esta percepção sobre a qualidade dos cursos é fundamental para captar alunos. Para as IES privadas isso significa a manutenção e ampliação de receitas que sustentam a operação. Para as IES públicas representa um aumento da eficiência operacional e resultados concretos para a sociedade que é, afinal, quem investe recursos na educação.


Conceitos ruins impõem sobre ao financeiro das IES maiores custos com a divulgação em processos de captação de alunos, porque o esforço de comunicação para apresentar os detalhes do curso tornam-se ainda maiores. Com conceitos bons fica mais fácil passar a informação de que o curso tem boa qualidade, pois temos o MEC e toda a imprensa trabalhando a nosso favor, confirmando a nossa oferta de qualidade na medida em que correlacionam números do MEC com os nossos números. Para a sociedade de modo geral os números são concretos. Números não mentem.


Logo, ter conceitos altos no Enade e no CPC é algo fundamental para melhorar os resultados em todas as fases do processo de captação de alunos. Já pensou sobre isso?


Acontece que normalmente pensamos sempre em resultados no curto prazo: investir na divulgação hoje, buscar uma outra agência de publicidade com uma nova ideia mirabolante... pagar uma fortuna no aluguel de uma placa num estádio de futebol... Essas estratégias estão funcionando?


O primeiro passo para captar mais alunos é ter um excelente curso de graduação. Isso faz sentido para você?

  • Ter uma equipe de professores especializada em transformar os cursos com conceitos baixos em cursos com conceitos altos?

  • Contar com um sistema de inteligência de dados capaz de mostrar, com TOTAL precisão, dados e informações que levarão o seu curso para conceito 5 no Enade e no CPC?

Se fizer sentido saiba que a sua IES pode encontrar a solução completa no CONSULTA ENADE. É um sistema de inteligência de dados com adesão por assinatura (mais barato), que proporciona inúmeras análises para diretorias acadêmicas, coordenações de cursos, núcleos docentes estruturantes, comissões próprias de avaliação, professores e alunos. Além do sistema a IES assinante participa do Grupo Especial de Aprendizagem Conceito 5, um ambiente virtual exclusivo com foco em avaliação, indicadores, conceitos, provas, questões, enfim, tudo que envolve o sistema avaliativo da educação superior brasileira.


O CONSULTA ENADE dá concretude para trabalho das coordenações em relação ao desempenho dos professores, mostrando pontualmente até mesmo que questão do Enade deve ser trabalhada pelos professores de forma mais adequada. São dados. Se, números não mentem... temos um sistema incrível para lidar com números, indicadores e conceitos do MEC e é por isso que muitas universidades estão utilizando o CONSULTA ENADE.


Investir em divulgação é importante para captar alunos? Quanto a isso não temos a menor dúvida. Mas temos outra questão que precisa ser considerada (e normalmente não é): O que estamos divulgando? Um curso ruim? Ou um curso regular, normalzinho, “um curso ok”... ? Ou algo referenciado e indicado pela grande mídia de massa, pelos alunos que estão cursando e pelo próprio Ministério da Educação?


Não tenha dúvida de que é preciso investir para captar alunos. Mas o investimento em conceitos altos é o que apresenta maior segurança (resultados concretos) e maior rentabilidade (mais barato do que os outros investimentos em captação). Ah! Se a sua questão for o curto prazo pense em investir, simulando as avaliações e, a partir dos resultados positivos, divulgar internamente para os alunos cada vitória. Você terá alunos muito mais engajados em todos os Enades na sua IES.


Conheça o CONSULTA ENADE. Agende pelo site uma apresentação exclusiva com o Professor Marcos Roberto, pesquisador/desenvolvedor do sistema e um dos maiores especialistas em avaliação do Brasil. Acesse: https://www.cartaconsulta.com.br/ce


E depois venha fazer essas contas comigo. Você irá se surpreender.





bottom of page