top of page

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EXECUTIVA 2025 VERSÃO NOVO MARCO REGULATÓRIO

Inscrições abertas até o dia 20 de agosto.

Síncrono e digital!
Seja bem-vindo!

Início no dia 1 de setembro de 2025 e período de integralização em até 6 meses.

Nesta nova versão o foco será no Marco Regulatório 2025. O objeto é preparar lideranças. educacionais capazes de implementar modelos de gestão integrados, inovadores e alinhados às exigências do Decreto 12.456/2025.

Perfil dos nossos alunos e áreas. 

O PFEx é direcionado para:

Profissionais de IES que buscam uma formação rápida, prática, aplicável desde o início do processo formativo. Quadros executivos que buscam a compreensão e aplicação de conceitos e a construção de instrumentos de gestão já contextualizados para o setor educacional e para cada realidade institucional.

Carga horária e formato de oferta

São ao todo 100 horas, sendo 30 no formato online síncrono para aulas semanais ao vivo com interação, mentoria, apresentação de casos, realização de oficinas e práticas, seminários, simulações e avaliações; e 70 horas online assíncrono para leituras, vídeos, estudos de materiais de curadoria, atendimento com assistentes de inteligência artificial e tarefas no ambiente virtual de aprendizagem. As aulas online síncronas ocorrerão sempre às quintas e sextas-feiras, de 7h30 às 8h30 da manhã (horário indicado pelos próprios executivos das IES).

Período de integralização

De 1 de setembro a 12 de dezembro para estudos dos módulos 1 a 4 e, de 2 a 27 de fevereiro de 2026 para a finalização e qualificação do Projeto Aplicado.

​Módulos temáticos

  • Módulo 1 – Regulação e Avaliação do Ensino Superior (já considerando o novo marco regulatório, a partir do Decreto 12.456: Estrutura e funcionamento do ensino superior brasileiro e órgãos de regulação e avaliação: Estudo da legislação, estrutura e organização do ensino superior no Brasil. Análise dos principais órgãos reguladores (MEC, INEP, CNE) e de suas competências. O papel do SINAES, ENADE, CPC, IGC e demais instrumentos na avaliação institucional e dos cursos. Inter-relações entre políticas públicas, regulação e avaliação educacional. Dispositivos regulatórios essenciais para o processo decisório na IES: Exame dos principais dispositivos normativos que impactam a gestão das instituições de ensino superior. Análise crítica de portarias, decretos e leis educacionais. Aplicações práticas dos instrumentos regulatórios na tomada de decisões estratégicas, operacionais e acadêmicas dentro das IES. Qualidade estratégica para o aumento da percepção de valor: Discussão sobre a qualidade como diferencial competitivo no ensino superior. Abordagem de estratégias institucionais para qualificação da oferta acadêmica, atendimento ao estudante e visibilidade institucional. Indicadores de desempenho e sua influência na reputação institucional e na captação e permanência de alunos. Ferramenta - O desenvolvimento da competência para elaborar as perguntas certas: Estímulo à reflexão crítica e ao pensamento estratégico na gestão da educação superior. Técnicas para a formulação de perguntas-chave em contextos decisórios. Desenvolvimento de competências analíticas e investigativas para aprimorar diagnósticos institucionais, planos de ação e processos avaliativos.

  • Módulo 2 – Gestão Estratégica Inovadora de IES e Cursos: Propósito, identidade e gestão por meio de planos estratégicos: Estudo da missão institucional, visão de futuro e valores como fundamentos da identidade organizacional. Elaboração e aplicação de planos estratégicos em instituições de ensino superior. Análise de ambientes internos e externos, definição de prioridades estratégicas e gestão orientada por propósito. Integração das finanças com o marketing, o setor comercial e a área acadêmica: Articulação entre as áreas acadêmica, financeira, comercial e de marketing para a sustentabilidade institucional. Modelos de governança integrada e indicadores de desempenho intersetoriais. Estratégias de captação, retenção e fidelização de alunos com base em análises econômico-acadêmicas. Ferramenta 1 - Oficina de construção de objetivos, metas e indicadores: Atividade prática voltada ao desenvolvimento de competências na formulação de objetivos estratégicos, metas mensuráveis e indicadores de desempenho. Utilização de metodologias ágeis e ferramentas de gestão para o planejamento e o monitoramento de resultados institucionais e dos cursos. Ferramenta 2 - 4 focos e 8 verticais essenciais para o sucesso da gestão da IES e dos cursos: Oficina de análise e aplicação do modelo dos 4 focos (aumento da eficiência, aumento da base de alunos, aumento da percepção de valor e criação de receitas alternativas) e das 8 verticais essenciais à excelência da gestão universitária. Discussão e aplicação de casos reais. Construção de planos de ação alinhados ao modelo de governança educacional inovadora.

  • Módulo 3 – Liderança e gestão com o Corpo Docente: Núcleos docentes estruturantes como equipes de alto desempenho: Análise do papel estratégico dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) na qualificação dos cursos superiores. Dinâmicas de equipe, sinergia e corresponsabilidade acadêmica. Modelos de NDE como times de alta performance voltados para inovação pedagógica e melhoria contínua. Fatores humanos que implicam a execução de estratégias: Estudo dos aspectos comportamentais, motivacionais e relacionais que impactam a implementação de estratégias institucionais. Gestão de conflitos, cultura organizacional, comunicação interna e alinhamento entre equipes acadêmicas e administrativas como pilares da execução eficaz. Gestão por meio de planos de desempenho: Elaboração e aplicação de planos de desempenho docente com foco em resultados acadêmicos, engajamento e permanência discente. Indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação de professores. Relação entre desempenho individual e desempenho institucional. Ferramenta - Liderança situacional para a gestão de equipes de alto desempenho: Oficina prática sobre aplicação do modelo de liderança situacional no contexto educacional. Estilos de liderança, maturidade profissional dos docentes e estratégias de mobilização de times acadêmicos. Adaptação da liderança conforme o perfil da equipe e os objetivos da IES.

  • Módulo 4 – O Ambiente de Trabalho na Gestão das IES: Saúde e comportamento na gestão das emoções no ambiente acadêmico: Estudo dos fatores emocionais que afetam o desempenho e o clima organizacional em instituições de ensino superior. Gestão das emoções, autoconsciência e promoção de ambientes saudáveis de trabalho. Estratégias de prevenção ao estresse crônico, burnout e absenteísmo no meio acadêmico. Comunicação eficiente: Abordagem da comunicação como ferramenta estratégica para alinhamento institucional, engajamento de equipes e construção de relacionamentos profissionais. Técnicas de comunicação assertiva, escuta ativa e feedback produtivo na gestão educacional. A gestão de conflitos: Análise dos principais tipos de conflitos nas IES e seus impactos sobre o desempenho institucional. Mediação, negociação e resolução de conflitos como competências-chave da liderança acadêmica. Estratégias para transformar divergências em oportunidades de crescimento organizacional. Ferramenta - A gestão do tempo: Oficina prática sobre técnicas de organização, priorização e foco em resultados no contexto da educação superior. Métodos como Matriz de Eisenhower, Pomodoro e GTD aplicados à rotina de gestores e professores. Redução de sobrecarga e aumento da produtividade com qualidade de vida.

Aprendizagem por Projeto

Aprimoramos esse formato em nossos 25 anos de experiência.

Ao longo de toda a jornada formativa, cada participante do Programa deverá desenvolver um Projeto Aplicado, com o objetivo de propor um modelo de gestão estratégico e operacional para sua área de atuação dentro da Instituição de Ensino Superior (IES). Esse projeto servirá como um campo real de experimentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, conectando teoria e prática com foco na geração de valor institucional.

Link WhatsAPP
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Carta Consulta - Consultoria Educacional - © 1998 - 2025

55 31 98472-0304

R. Iracema de Souza Pinto, 630 - Planalto  Belo Horizonte - MG. 31720-510 

Política de dados 

Politica de trocas e devolução

 

Cursos Carta Consulta Ltda | CNPJ: 05.806.551/0001-60

bottom of page