top of page

ACREDITAÇÃO E O ARCU-SUL

Por Roberta Muriel

O Sistema ARCU-SUL é pouco conhecido pelas IES e seus gestores. É também desconhecido pela comunidade externa. Não há divulgação do sistema no Brasil e até quem trabalha com educação, muitas vezes, o desconhece.


Mas o que é o Sistema ARCU-SUL?


O ARCU-SUL, Sistema de Acreditação Regional de Carreiras Universitárias, em espanhol ARCU-SUR, surgiu de um acordo feito em 2007 e homologado em 2008 entre os ministros da Educação da

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. O Setor Educativo do MERCOSUL, ao longo de mais de vinte anos de trabalho, tem buscado a construção de um espaço educativo integrado.


O ARCU-SUL busca acreditar os cursos e acreditar é dar fé pública da qualidade destes cursos. Esta é uma acreditação que está inclusive prevista no Sistema e-MEC. No entanto, atualmente, o que dá fé pública da “qualidade” dos cursos no Brasil são as notas do ENADE, do IGC e do CPC, divulgadas anualmente no final de cada ano.


Segundo os princípios gerais sobre a criação e implementação do ARCU-SUL, a acreditação é o resultado de um processo de avaliação pelo qual se certifica a qualidade acadêmica dos cursos de

graduação, de acordo com o perfil e os critérios de qualidade previamente estabelecidos para cada título. A vigência desta acreditação será de seis anos e será reconhecida pelos Estados do MERCOSUL e pelos que aderirem ao acordo.


Como o Sistema respeita as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias, no âmbito nacional, a avaliação de cursos pelo SINAES continua existindo da mesma forma, porém, periodicamente, as instituições podem se habilitar para que seus cursos sejam avaliados pelo Sistema ARCU-SUL.


Para a avaliação de um curso pelo ARCU-SUL, é composta uma comissão formada por membros de outros países do MERCOSUL e do Brasil, a qual faz a avaliação in loco utilizando um instrumento próprio de avaliação, além de considerar a autoavaliação do curso.


Pouquíssimos cursos foram acreditados pelo ARCU-SUL no Brasil até então, mas é uma oportunidade interessante de avaliação.


Roberta Muriel

Professora do MBA Administração Acadêmica e Universitária e Diretora da Carta Consulta


bottom of page