top of page

Como alinhar os projetos da escola à BNCC - Base Nacional Comum Curricular?



A escola é um espaço vivo que transforma seus protagonistas pelo conhecimento e pelas relações afetivas. Ela também cria e ressignifica suas práticas educacionais em consonância com as diretrizes legais garantindo às crianças e adolescentes o direito à educação. Nesse universo de saberes, a instituição desempenha importante papel: abrir um canal de escuta ativa com a comunidade a fim de conhecer seus interesses, necessidades e, consequentemente compartilhar conhecimento nesse ambiente colaborativo de aprendizagem.

Por isso, com a finalidade de fortalecer as interações sociais com a comunidade, a direção escolar deve recorrer a várias estratégias como: o diálogo permanente, a gestão democrática, o incentivo às formações continuadas de seus profissionais e a implementação de projetos comunitários, todos em consonância com as necessidades específicas de aprendizagem elencadas à Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

Outro fator de grande relevância na BNCC é reconhecer a necessidade de implementação de novos currículos que garantam o desenvolvimento global dos estudantes considerando os aspectos cognitivos, físicos, emocionais, culturais e sociais. Nessa perspectiva, faz-se imprescindível que a escola amplie suas ações para conhecer sua clientela e as instituições que se interagem com ela. As integrações institucionais perpassam pelas relações com as famílias, órgãos reguladores, associações de bairro, organizações não governamentais, todas com o objetivo de conquistarem uma educação de qualidade.


Claudia Maciel Murta




bottom of page