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Formação específica ajuda lideranças de Instituições de Educação da área de Saúde a desenvolverem competências de gestão


O conceito de universidade corporativa, ao longo dos anos, vem sendo inserido nas organizações de diversas atividades econômicas como modelo de formação mais qualificada. Diante disso, a tendência é que as Instituições de Educação Superior (IES) da área de saúde, por contarem com um ambiente administrativo complexo, passem a adotar novas estratégias para profissionalizar sua equipe, principalmente na capacitação de gestores. Nessa perspectiva, a formação de líderes nas IES promove o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o profissional que ocupa uma posição estratégica.


Em algumas escolas da área, o desenvolvimento da universidade corporativa é feito com ajuda externa. É o caso da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, que em 2020 percebeu a necessidade capacitar profissionais estratégicos que atuam na gestão. Segundo o diretor da Faculdade, José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, esta ação tem o objetivo de desenvolver líderes que sejam capazes de engajar as suas equipes. “Acredito no papel transformador das lideranças. Além disso, percebemos que não adianta capacitar pessoas individualmente, porque os resultados dependem de todos estarem alinhados”, conta José Celso.


Para o diretor executivo da Carta Consulta, empresa que implantou o Programa de Formação Executiva na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Wille Muriel, as instituições de educação atuam em um sistema muito regulado. Por isso, é difícil para os gestores acompanhar as mudanças na legislação e nos processos avaliativos.


Para enfrentar tantos desafios, os gestores que atuam em faculdades de saúde precisam se capacitar. É o que conta o vice-diretor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Rafael Duarte Silva. Para ele, é preciso considerar que esses profissionais possuem formação na área médica, e não em administração. “Virar essa chave não é fácil. Por isso, a formação é fundamental. A partir dela, a equipe entende que cada um é responsável pelo resultado geral da Instituição”, afirma.

De acordo com o vice-diretor da Faculdade, os resultados obtidos a partir do Programa de Formação Executiva foram quase instantâneos. “No dia seguinte já pudemos notar a mudança de comportamento entre as pessoas. Como fruto do Programa, demos início a outras ações de desenvolvimento interno, já que percebemos como esse alinhamento entre a equipe é importante”.

Formação especializada O diretor da Carta Consulta, Wille Muriel, conta que a empresa decidiu criar um programa de formação executiva para gestores de IES de Saúde ao observar a demanda. Nos últimos anos, houve um crescimento do número de executivos de Faculdades deste segmento que se matriculam nos cursos livres, no MBA e no Mestrado desenvolvidos pela Carta Consulta, todos com foco na formação de gestores de IES.

Muriel diz ainda que, as lideranças de IES da área de saúde se especializam em gestão ao perceberem que administrar uma faculdade é muito complexo. “Neste sentido, a criação de uma universidade corporativa atende a uma demanda importante, ajudando estes profissionais a contarem com mais ferramentas e instrumentos que vão ajudá-los em seu dia-a-dia”.




Por Bruna Carolina







Oferecer Direito online ou híbrido é muito mais do que contar com um ambiente virtual de aprendizagem ou produzir conteúdos para as unidades curriculares. Significa, também, engajar os alunos por meio de um conjunto de ações incorporadas à cultura de serviços educacionais na IES; implantar um processo de prospecção e incorporação de inovações e capacitar professores que normalmente não são motivados para atuarem com a educação online.


A expansão da oferta de cursos de Graduação em Direito, observada nos últimos anos no Brasil, estabelece relações com uma maior “comoditização” das suas propostas educacionais, ou seja, com a percepção de que existe pouca diferenciação entre os cursos e instituições.


Investir na diferenciação de todos os pontos que envolvem a experiência dos estudantes com o curso é um caminho estratégico para atrair e manter mais alunos em um mercado de alta concorrência – que se tornará ainda mais acentuada a partir da autorização dos cursos de Direito EaD.


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Conectada aos demais pilares da educação, a extensão é uma grande oportunidade para as Instituições de Educação Superior (IES) desenvolverem projetos com os seus públicos a partir de demandas compartilhadas. De maneira ideal, isso envolve ouvir as comunidades com as quais a IES interage, entender propósitos internos e externos, fazer parcerias e só então criar propostas de ação conjunta.


A concepção de interação dialógica está presente, inclusive, nas orientações da Resolução Nº 07, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.


Com o prazo para que as IES incluam 10% de extensão em seus cursos de graduação, este é o momento para que as Faculdades, Centros Universitários e Universidades analisem se os seus projetos estão levando em consideração este importante aspecto das ações extensionistas.


Melhor do que, na pressa de incluir projetos na matriz, oferecer a extensão como a “boa palavra” que deve ser compartilhada com quem fica do lado de lá do portão da IES, que tal se dar um tempo e olhar para fora sem ideias pré-concebidas, para entender a realidade dos seus públicos – pessoas, governos, empresas, indústrias, ONGs – e saber mais sobre como ela se relaciona com o(s) seu(s) curso(s) e com a sua Instituição? Muitas surpresas boas acontecem quando a gente se desvencilha um pouco da turbulência do dia-a-dia para ouvir o outro. Daí podem surgir maneiras, muitas vezes inovadoras, de estabelecer relações que sejam boas para todos.


E a sua IES, já implantou as mudanças necessárias em seu projeto de extensão? Quer saber mais sobre como o seu curso e a sua IES podem incluir os 10% de extensão em sua matriz curricular? Participe da próxima turma do curso Curricularização da Extensão, com Wille Muriel e Roberta Muriel, e conheça alguns instrumentos que vão te ajudar a desenvolver a extensão no seu curso de Graduação e na sua Instituição de Educação Superior.


Totalmente online, o curso vai acontecer nos dias 04 e 05 de novembro e têm vagas limitadas! Inscreva-se agora clicando aqui!




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