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Atualizado: 11 de out. de 2021



Quando você deixa de ser um funcionário para ocupar um cargo de gestão, não é só o título e as responsabilidades que mudam. Seu pensamento sobre o trabalho e sua identidade estão envolvidas também. Se antes você se preocupava com o seu desempenho, agora deve se preocupar com o desempenho de uma equipe.


Diante disso, você passa a ser líder, ocupando-se do bem estar e das condições de trabalho dos membros do seu time e com os resultados que devem ser alcançados. Acredite, este momento é crucial na sua carreira, na sua progressão pessoal e profissional.


Como fazer esta transição de forma tranquila? Como superar as dificuldades de aceitação da equipe (são naturais as rejeições)? Como tornar-se um líder respeitado pela equipe? Não há respostas prontas, mas também não é algo novo, pois muitos já trilharam este caminho. Junte-se a eles e troque ideias sobre este momento, aprenda com quem tem experiência, com aqueles que já trilharam um longo caminho e venceram as dificuldades.


Aqui no MBA Gestão Acadêmica & Universitária você tem uma equipe de profissionais da gestão ao seu dispor. Pessoas que, assim como você, viveram este momento e aprenderam, nem sempre de forma fácil, a lidar com os desafios de ser um gestor novo ou um novo gestor.


Não percebi, mas é isso mesmo, você pode, ao trilhar os caminhos do aprendizado no MBA, tornar-se um novo gestor, revisando seu caminho nas atividades de Storytelling, trocando suas ideias com as ideias de seus colegas (gestores como você), conversando com os professores na “hora do café”, nos trabalhos em equipe e nos encontros Labs.


Nas inúmeras oportunidades que você terá para pensar a si mesmo em companhia dos experientes gestores que formam a grande equipe do MBA – professores e alunos, reunidos para pensar a gestão.


Por Dênio Magno*Dênio Mágno da Cunha

Professor do MBA Administração Acadêmica e Universitária






A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), prorrogou os prazos finais para os pedidos relacionados a uma série de processos previstos em seu Calendário de 2021.


O prazo para os pedidos de Recredenciamento, Autorização de Cursos, Credenciamento como Centro Universitário, Credenciamento de campus fora de sede, Autorização vinculada a Credenciamento de Campus fora de sede, Credenciamento de IES e Autorização de Curso em processo vinculado a Credenciamento foram prorrogados para até o dia 31 de outubro. A publicação que alterou as datas de término deste prazo foi a Portaria Nº 1.107, de 30 de setembro de 2021.


Antes desta data, o MEC já havia publicado uma Portaria alterando os prazos finais para os pedidos de Reconhecimento de Curso e de primeiro pedido de Recredenciamento, que foram prorrogados para o dia 1º de novembro de 2021, e também para aqueles referentes a Renovação de Reconhecimento de Curso e Recredenciamento, a partir do segundo pedido, que agora têm prazo até o dia 1º de setembro de 2022. A Portaria que trata destas prorrogações é a Nº 1.087, que foi publicada no dia 24 de setembro de 2021 pelo Ministério.


Orientação e desenvolvimento de projetos e processos


A sua IES precisa de orientação para ter a segurança e a qualidade necessárias para a construção de projetos diferenciados e para o acompanhamento de seus processos?


A Carta Consulta conta com especialistas que há mais de 20 anos atuam na orientação e no desenvolvimento de projetos especiais para IES de todos os portes e nichos de atuação, com formatos e metodologias de trabalho que se adequam à sua demanda e aos seus recursos.


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Ter o domínio das normas é algo difícil neste cipoal que virou a legislação educacional brasileira, mas de fundamental importância para o gestor que quer e precisa tomar decisões acertadas relacionadas aos seus cursos e à sua IES.


Uma decisão sem o conhecimento da legislação pode não apenas gerar problemas para a IES, mas também fazer com que esta perca oportunidades preciosas e deixe de ganhar muito, gerando muito prejuízo.


Em 2016, o Ministério da Educação revogou uma Portaria Normativa que tratava de pedidos de aumento de vagas de cursos de graduação trazendo novas regras. O case de sucesso foi do curso de medicina de uma IES que passou por um processo de renovação de reconhecimento. A instituição de ensino em questão, além de oferecer um programa de pós-graduação stricto sensu na área da saúde, possuía leitos de SUS em hospital próprio.


Neste cenário, ao compararmos um pedido de aumento de vagas para o referido curso de Medicina, considerando-se a legislação anterior já revogada (Portaria Normativa 10/2016) e a legislação que a substituiu (Portaria Normativa 21/2016) e aplicando os critérios para o cálculo de aumento de vagas, a instituição obteve 65% de aumento no número de vagas e consequentemente, elevou sua receita consideravelmente.


Os critérios adotados para autorização no aumento de vagas dessa instituição foram:

  • O número de cursos de pós-graduação stricto sensu. (cada curso stricto sensu na área da saúde aumenta 5% no percentual do aumento das vagas)

  • Existência de leitos do SUS em estabelecimento de saúde próprio da IES

  • Renovação de reconhecimento do curso

  • Conceito ou indicador mais recente do curso

  • Conceito ou indicador mais recente da IES

Isso tudo só foi possível porque o gestor observou que a legislação mudou e ele acompanhou esta mudança. Em um setor tão regulado como é o setor educacional, estes “detalhes” são fundamentais para uma boa gestão.


O Programa de formação Executiva promovido pela Carta Consulta, forma gestores, dirigentes e lideranças que atuam em faculdades, centros universitários e universidades voltadas para a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área das ciências da saúde.

Quer fazer parte desse programa? Conheça todos os módulos e metodologias clicando no link abaixo.




Por Roberta Muriel

Professora mentora do Programa de Formação Executiva para gestores da área da saúde.

Professora do MBA Administração Acadêmica e Universitária




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