top of page

Implementação do Ensino Hibrido na Graduação como estratégia educacional



O Ensino Hibrido na Graduação é um modelo educacional utilizado pelas Instituições de Ensino Superior há alguns anos. Porém no Brasil, sua implementação só foi potencializada pela publicação da Portaria 2.117 de 6 dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação.


Diante disso, a portaria em vigor, possibilitou às IES uma reorganização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, podendo introduzir na modalidade EaD, até o limite de 40% da carga horária total do curso. Neste processo, muitas dúvidas surgiram entre os gestores de IES, coordenadores de cursos e professores:


Quais são e como funcionam os modelos de ensino híbrido na Graduação? Quais são as melhores formas de distribuir a carga-horária nos cursos? Quais os impactos da hibridização na permanência e na captação de alunos?


A implementação do modelo de ensino hibrido nas IES oportuniza experiências inovadoras e consistentes para os alunos. Nessa perspectiva, as universidades e os centros universitários deverão incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.


Porém, a fim de realizarem os objetivos pedagógicos, as IES devem também, incluir nas diretrizes educacionais material didático específico, qualificação dos docentes, tutores e profissionais da educação. O objetivo é adequar a instituição para que esteja compatível com o previsto no PPC e no plano de ensino da disciplina.

O Curso sobre Implementação do Ensino Hibrido, oferecido pela Carta Consulta, conta com os especialistas Wille Muriel e Roberta Muriel. Eles vão apresentar caminhos para transformar a oferta educacional da sua IES em roteiros e experiências de aprendizagem híbridas.


Durante o curso, você terá a oportunidade de criar soluções de ensino híbrido em uma oficina, trabalhando em conjunto com outros gestores de IES e coordenadores de cursos.


Datas: 02 e 03 de dezembro, quinta e sexta feira.

Horários: 14h às 18h.

Síncrono | Plataforma Zoom​


Não perca! Vagas limitadas!








bottom of page