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Atualizado: 30 de out. de 2023

Olá, estimados estudantes do ensino superior! Hoje, gostaria de abordar um tema de extrema relevância para o seu futuro: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, mais conhecido como ENADE. Este exame, realizado pelo Ministério da Educação, tem como objetivo promover a melhoria do ensino no país, mas vocês, queridos alunos, são os principais interessados em seu sucesso. Por quê? Vamos desvendar esse mistério juntos!


Antes de falarmos sobre vocês, é essencial entender como a boa nota no ENADE beneficia a instituição de ensino. Quando uma faculdade ou universidade recebe uma boa classificação nesse exame, ela ganha reconhecimento e prestígio. Isso se traduz em um aumento da reputação da instituição, o que, por sua vez, atrai mais alunos, melhores professores e maiores investimentos. Em suma, uma instituição bem avaliada no ENADE abre portas para o crescimento e a excelência acadêmica.


Aqui está o ponto crucial: o desempenho da sua instituição no ENADE pode afetar diretamente a sua carreira. Se a instituição for classificada negativamente no exame, isso pode impactar a forma como os empregadores veem os alunos formados por ela. Infelizmente, uma má classificação pode gerar desconfiança e incertezas quanto à qualidade da formação recebida. Portanto, é imprescindível que vocês, estudantes, se preocupem com o seu desempenho no ENADE, porque o resultado pode ser crucial para suas futuras oportunidades de trabalho e progressão na carreira.


Se você estuda em uma instituição que alcança uma excelente pontuação no ENADE, automaticamente há uma valorização do seu diploma e uma confiança maior no seu conhecimento e habilidades adquiridas.


O ENADE é uma oportunidade única para VOCÊS mostrarem o SEU potencial, consolidarem suas habilidades e deixarem uma marca positiva em sua instituição de ensino. Preparem-se, estudem com dedicação e encarem o exame como um desafio a ser vencido. Não se trata apenas de uma prova; é a chance de brilhar e garantir um futuro promissor.


Lembrem-se sempre de que o ENADE é mais do que uma prova, é uma oportunidade para vocês se destacarem e mostrarem todo o potencial que possuem. Ao obterem uma boa pontuação, vocês não só beneficiam a si mesmos, mas também contribuem para fortalecer a reputação e a qualidade da instituição em que estudam. Vocês são agentes de transformação e têm o poder de impulsionar positivamente a educação no nosso país.


Portanto, comprometam-se com o SEU sucesso no ENADE. Vocês são capazes! Acreditem em si mesmos, busquem a excelência e deixem a sua marca no ENADE. O sucesso está ao alcance de cada um de vocês. Boa sorte e que essa experiência seja enriquecedora em todos os aspectos!


Marcos Rosa


Atualizado: 30 de out. de 2023

Recentemente ouvi um termo novo nesse mundo da Avaliação Externa de larga escala, mais especificamente sobre o ENADE. Um colega explicava o que ele denominava de "alavancagem", que seria uma espécie de "compensação" pela nota do IDD frente ao resultado inferior na nota do Enade obtida pelos estudantes do Ensino à Distância (EaD).


Explicava esse colega que os estudantes do EaD apresentavam uma tendência a uma pontuação maior no IDD em função de seus desempenhos inferiores no Enem. Traduzindo em miúdos, esses estudantes ao acessarem o Ensino Superior na modalidade EaD chegavam mal preparados do Ensino Médio, o que levaria (supostamente) a um IDD mais alto quando comparado aos estudantes dos cursos Presenciais. Será?

Fui investigar e o resultado é o que segue:


Na edição de 2019 o curso de Educação Física (Bacharelado) teve o maior número de estudantes do EaD participando do Enade, foram 8.566 contra 23.151 dos cursos Presenciais. A nota média do Enade (contínuo) da EaD foi de 1,9225 (Nota 2), enquanto que a nota média do Presencial foi 2,5230 (Nota 3), uma diferença de mais de 30% em favor do Presencial.


Pela teoria do nosso colega a nota do IDD seria maior, em função da "tal alavancagem", vamos conferir. Pois bem, quando calculamos a nota média do IDD dos 8.566 estudantes do EaD temos um resultado de 2,1624 pontos, porém, ao realizar o mesmo cálculo com os estudantes do Presencial o resultado é de 2,5331 pontos (pouco mais de 17% superior para o Presencial).


Bom, se no maior curso a correlação não pode ser confirmada, vamos tentar outro. Dessa vez o "escolhido" foi o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, com 2,725 participante na EaD e 1.275 no Presencial. Os resultados no Enade são 1,9354 e 2,6233 (respectivamente), já no IDD temos 2,3532 pontos na EaD e 3,1902 pontos para o Presencial (também não deu).


Em respeito ao bom e velho processo investigativo, resolvi comparar os resultados de todos ou cursos avaliados em 2019 que tiveram estudantes da EaD e do Presencial participando do Enade, só encontrei um curso que "se encaixa" na teoria da "alavancagem", foi o curso de Engenharia Civil, onde as notas do Enade foram de 2,1055 (EaD) e 2,3320 (Presencial), mas o IDD da Ead foi (um pouco) mais alto, com 2,6526 pontos contra 2,6060 do Presencial.


Não quero aqui causar nenhuma polêmica, nem tampouco desqualificar o trabalho de alguém, é que fiquei realmente curioso por não conhecer o conceito e a lógica discorrida. Pelo que pude analisar, na edição de 2019 pelo menos, o fato não se concretizou.


Fica a dica para mais pesquisadores analisarem, quem sabe até criar um gráfico de correlação (prometo fornecer os dados para quem quiser se aventurar ;-)


Grande abraço! E cuidado com "falsos profetas"!!!


Marcos Rosa

Atualizado: 31 de out. de 2023


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos principais instrumentos de avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil. O exame é obrigatório para todos os estudantes que concluem cursos de graduação e tecnológicos, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos e a qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior.


No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em se engajar e obter bons resultados no ENADE. Isso pode ser atribuído a vários fatores, como falta de motivação, falta de conhecimento sobre o exame e suas exigências, e falta de preparação adequada.


Para engajar os acadêmicos e ajudá-los a obter um bom resultado no ENADE, é importante que as instituições de ensino superior adotem medidas eficazes, tais como:

  1. Comunicar a importância, destacando a relevância do exame para a avaliação da qualidade dos cursos e para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

  2. Oferecer informações sobre o ENADE, suas exigências e critérios de avaliação, bem como orientações sobre como os alunos devem se preparar para o exame.

  3. Promover a preparação adequada dos alunos, oferecendo cursos preparatórios, simulados e outras atividades que ajudem os estudantes a se familiarizarem com o formato e as exigências do exame.

  4. Estabelecer metas claras de desempenho acompanhar o progresso dos estudantes em relação a essas metas.

  5. Os professores têm um papel fundamental no engajamento dos alunos e na preparação adequada para o ENADE. As instituições de ensino superior devem incentivar o envolvimento dos professores na preparação dos alunos, oferecendo capacitação e recursos para os docentes.

  6. Estimular a participação dos alunos no ENADE, oferecendo incentivos, como bonificações na nota final ou certificados de participação, além de destacar publicamente os estudantes com melhores desempenhos.

  7. Acompanhar os resultados dos alunos no ENADE, identificando pontos de melhoria e implementando medidas para aprimorar o desempenho dos estudantes nas próximas edições do exame.

Além de engajar os acadêmicos para participar e obter um bom resultado no ENADE, os coordenadores de curso também devem se atentar para o preenchimento adequado do Questionário do Estudante, que faz parte do processo avaliativo e pode influenciar significativamente o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Mas isso é assunto para uma outra postagem ;-)


Marcos Rosa

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