Metodologia e Estrutura Organizacional

Essencialmente, a metodologia do MBA Administração Acadêmica e Universitária pode ser considerada híbrida, mas com características próprias. Isso ocorre em função da convergência entre a problematização, a aplicação da sala de aula invertida e o acréscimo de várias outras metodologias, indicadas a partir dos resultados da aprendizagem dos alunos ao longo do processo de formação.

O Curso conta com 4 módulos sequenciais voltados para o desenvolvimento de conteúdos fundamentais para a formação do líder de IES e 1 módulo transversal voltado para que o aluno, durante todo o seu percurso formativo, promova uma reflexão sobre o próprio comportamento diante de situações/problemas.

No contexto do módulo transversal, esta formação ocorre por meio de processos integrados que colaboram para o desenvolvimento de lideranças educacionais empreendedoras. Esses processos são os Projetos Aplicados (PA) e o Storytelling.

O PA - Projeto Aplicado 

O Projeto Aplicado é realizado em grupos de 4 alunos desde o primeiro encontro síncrono, quando o Professor formará as equipes de alto desempenho.

 

O PA vale como o Trabalho de Conclusão de Curso.

O Storytelling

 

O Storytelling é a criação de narrativas sobre as trajetórias pessoais e profissionais do aluno, desenvolvendo a percepção do “eu-gestor” por meio de atividades que promovem a reflexão, o autoconhecimento e a autoria sobre as experiências vividas em sua trajetória pessoal e profissional, nos processos de formação e de autoformação e também em suas atividades como gestores de IES.

04 Módulos sequenciais de 74h e Módulo transversal de 72h

Em síntese, os módulos sequenciais proporcionam a absorção de conteúdos que subsidiam as decisões do gestor da IES.

 

O módulo transversal, por sua vez, proporciona o desenvolvimento de habilidades e atitudes a partir de vivências que correspondem ao que os alunos percebem no cotidiano da gestão das IES.

M 01

74h

M 02

74h

M 03

74h

M 04

74h

Módulo transversal 72h

Carga horária: 368 horas

Tempo médio de integralização:10 meses

Cada módulo sequencial é integralizado em um tempo médio de 2 meses, por meio de 4 ciclos de 15 dias.

= 4 ciclos de 15 dias

Em cada ciclo quinzenal, o aluno passa por uma experiência que envolve:

  • O reconhecimento e análise de um problema de partida indicado pelo professor e totalmente contextualizado com a realidade das IES no Brasil.

  • O contato com diversos conteúdos que darão suporte ao aluno para que possa compreender melhor tudo que envolve o problema e os caminhos possíveis para solucioná-lo.

  • Encontro por videoconferência para que possa gerar ideias e prototipar soluções viáveis para o problema.

  • Relato sobre as lições aprendidas com a experiência no ciclo.

Avaliação e monitoria

A avaliação do desempenho do aluno será distribuída ao longo do processo de formação, por meio de conceitos que vão de A a D.

 

O MBA Administração Acadêmica e Universitária conta com professores e equipe que operam em regime de tempo integral e que estarão disponíveis para atendimentos regulares, plantões e mentorias específicas para o desenvolvimento dos projetos das equipes ou consultas individuais sob agendamento.

Retornar à página do MBA.

  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Carta Consulta - Consultoria Educacional - © 1998 -2020

fixo + 55 (31) 3494 2713  celular + 55 31 98309 4391

R. Iracema de Souza Pinto, 670 - Planalto  Belo Horizonte - MG. 31720-510