MBA Administração Acadêmica e Universitária

Clique ou arraste para acessar.

 

MBA Administração Acadêmica e Universitária

Híbrido desde 2004, o melhor curso de pós-graduação voltado exclusivamente para a formação de lideranças de Instituições de Educação Superior

Inscrições abertas

O MBA é um curso de Pós-graduação lato sensu híbrido, exclusivo para Instituições de Ensino Superior, oferecido por empresas que atuam no setor educacional há mais de três décadas. Sua metodologia proporciona uma formação contínua, organizada em cinco Eixos de Formação. Cada Eixo compreende um encontro de três dias de imersão no Hotel Quality, em Belo Horizonte, seguido por dois meses de estudos dirigidos em uma plataforma online durante todo o período de integralização.

Além de aprofundar-se nas perspectivas estratégicas e organizacionais, o Curso aborda ferramentas de gestão próprias do contexto das organizações de ensino superior brasileiras (PDI, marketing educacional e avaliação institucional, instrumentos de avaliação de cursos, de instituições, gestão de portfólio de cursos, educação a distância, dentre outras ferramentas).

É um Programa direcionado para todo o Brasil, e não apenas para uma determinada região, proporcionando o desenvolvimento de uma rede nacional de relacionamento, capacitando o aluno a ver o todo para agir em suas demandas institucionais. Inovador em sua proposta de formar o reconstrutor de técnicas e metodologias, o observador do mercado e “adaptador criativo”, competente na ação de reconstrução para aplicação na gestão de Instituições de Ensino Superior. É inovador também pelo trabalho por meio de atividades práticas supervisionadas e núcleos de estudos temáticos, voltados para iniciação científica e publicações.

Inicie o seu processo de matrícula

Sobre o Curso

Programa, estrutura e metodologia

Por meio de sua metodologia inovadora e de um corpo docente exclusivo e totalmente dedicado ao Projeto, o MBA Administração Acadêmica & Universitária forma líderes que reconhecem os cenários educacionais com maior profundidade e aplicam ferramentas de gestão eficazes para o contexto das organizações educacionais. A prática nas aulas presenciais e os estudos orientados entre os encontros criam, no aluno, uma atitude empreendedora que utiliza a criatividade como um meio para a implantação de inovações na gestão de IES. Por esta razão o MBA é para todos os gestores de IES no Brasil, de todos os níveis hierárquicos.

Em cada eixo de formação a metodologia do MBA Administração Acadêmica & Universitária conjuga encontros presenciais de imersão total e orientações individuais para estudos de aplicação (módulos digitais).

A metodologia aplicada prioriza a formação prática, mas com fundamento na teoria e na formalização da construção de um conhecimento novo, aplicável à gestão de IES.

Discutindo a sua IES

É um Curso que abre espaço para que o aluno possa expor o seu caso e discutir os problemas da sua Instituição com toda a equipe de produção. Neste momento, o aluno mostra suas dúvidas, o que sabe e o que aprendeu.

O MBA constrói o conhecimento junto com os alunos de todo o Brasil, preparando-os para programas de mestrado e doutorado e abre também espaço em sua programação para a discussão de temas atuais ou que se modificam durante o período do curso (por exemplo, a partir das mudanças na legislação).

Resultados

O MBA forma analistas organizacionais, gestores e líderes de estratégias e de equipes de alto desempenho, com carga teórica aplicada e com referências em autores mundialmente reconhecidos.

O MBA conta com o Centro de Desenvolvimento de Oportunidades (CDO) e projetos inovadores voltados para a gestão de IES.

O Curso conta com a Revista (Qualis) Gestão Universitária para publicação dos melhores trabalhos dos alunos e artigos de professores.

Utiliza uma perspectiva global para a gestão no âmbito nacional. Isso ocorre por meio de estudos aplicados em instituições estrangeiras.

Localização

Os Encontros de Imersão serão realizados no Quality Belo Horizonte Lourdes. Endereço: R. Bernardo Guimarães, 2032 - Lourdes, Belo Horizonte – MG. Telefone: (31) 3055-0650

*IMPORTANTE: O Quality Belo Horizonte Lourdes está oferecendo aos participantes um desconto especial sobre o valor das diárias. Para obter este desconto  é necessário identificar-se como participante do evento realizado pela Carta Consulta.

 

Eixos de formação

EIXO A: GESTÃO PROFISSIONAL E ESTRATÉGICA DE IES

Módulo 1: Instituições de Ensino Superior: Contexto Estratégico e Gestão Profissional. De 28 a 30 de março de 2019.

Módulo 2: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Estudos dirigidos/orientados durante o período de 01 de abril de 2019 a 29 de maio de 2019.

EIXO B: REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO

Módulo 3: Legislação Educacional do Ensino Superior Brasileiro. De 30 de maio a 01 de junho de 2019.

Módulo 4: Avaliação Institucional. Estudos dirigidos/orientados durante o período de 02 de junho a 31 de julho de 2019.

EIXO C: MARKETING DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PROFISSIONAIS

Módulo 5: Marketing de Serviços Educacionais. De 01 a 03 de agosto de 2019.

Módulo 6: Branding e Recruitment: Técnicas de Posicionamento e Comunicação para Captação e Retenção de Alunos e Políticas de Egressos. Estudos dirigidos/orientados durante o período de 04 de agosto a 02 de outubro de 2019.

EIXO D: GESTÃO COM PESSOAS E EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Módulo 7: Gestão com Pessoal e Liderança na Gestão de IES. De De 03 a 05 de outubro de 2019.

Módulo 8: A Formação de Equipes de Alto Desempenho. Estudos dirigidos/orientados durante o período de 06 de outubro a 04 de dezembro de 2019.

EIXO E: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA GESTÃO DA IES

Módulo 09: Gestão da Inovação nas IES. De 05 a 07 de dezembro de 2019.

Módulo 10: Ferramentas Tecnológicas Aplicadas à Gestão de IES. Estudos dirigidos/orientados durante o período de 8 de dezembro a março de 2019.

380 Horas - Híbrido

Pós-graduação Lato Sensu. Curso ministrado em 380 horas por cinco eixos de formação. Em cada eixo integram-se a especialização, a generalização e a atualidade dos conhecimentos.

PERÍODOS DE IMERSÃO:

Nos encontros presenciais de imersão os conteúdos são desenvolvidos por meio de aulas expositivas dialogadas, desafios para equipes de alto desempenho, estudo de casos, seminários, palestras, painéis institucionais, reuniões, orientações individuais, coaching e mentoring, oficinas e design thinking.

Períodos de imersão: A cada dois meses os alunos encontram-se em Belo Horizonte para um período integral de três dias. Nestes encontros os professores ministram as aulas expositivas, desenvolvem trabalhos práticos e fazem reuniões com os grupos de alunos sobre as temáticas abordadas pelo eixo de formação e as tarefas que serão desenvolvidas por eles nas oito semanas seguintes.

Estes encontros ocorrem sempre às quintas-feiras (de 14 às 22 horas), sextas (de 8 às 22 horas) e sábados (8 às 12 horas).

PERÍODO PARA ESTUDOS DE APLICAÇÃO E ORIENTAÇÕES INDIVIDUAIS

As orientações individuais para estudos de aplicação ocorrem por meio de tutorias ativas, supervisão e avaliação de desempenho.

São períodos de oito semanas entre os encontros presenciais, voltados para estudos dirigidos / supervisionados de aplicação e elaboração formal de relatos dos resultados.

O aluno contará com supervisão e mentoria durante todas as fases do período para Estudos de Aplicação e Orientações Individuais para que alcance o seu melhor desempenho.


Conheça quem são os professores

O Curso tem um corpo docente composto por consultores renomados, que são referências em assuntos como: captação e retenção de alunos; políticas com egressos; marketing; planejamento, direito educacional, processos internos em IES, secretaria acadêmica, tecnologia para IES, dentre vários outros temas.

Wille Muriel. Economista e Mestre em Inovação e Competitividade. É Diretor Executivo da Carta Consulta, uma das mais prestigiadas empresas de gestão de IES do Brasil. É também Professor e Coordenador do MBA Administração Acadêmica e Universitária e do Programa de Capacitação para Coordenadores de Curso desde 2004. Lidera o Núcleo de Estudos Aplicados em Inovação e Competitividade de IES onde publica artigos com seus alunos e também com outros professores pesquisadores. É um dos maiores estudiosos brasileiros sobre a permanência de alunos em IES e autor do Modelo CDRD, criado para reduzir a evasão. Autor do livro A Arte de Gerir IES.

Roberta Muriel. Doutora em Educação. Consultora em gestão de Instituições de Ensino Superior nas áreas de processos e projetos. Autora dos livros “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Análise do Processo de Implantação” e “Avaliação Institucional – Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010” e de diversos artigos na área de gestão e educação. Docente em cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; em programas de aperfeiçoamento e em capacitações.

Dênio Magno. Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação, Mestre em Gestão da Inovação, Doutorando em Educação, ex-membro de Comissões de Elaboração do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) junto ao INEP (2011-2014). Assessor na área de Instrumentos de Avaliação da Carta Consulta.

Maria Regina. Doutora e Mestre em Administração de empresas – Gestão de Pessoas pela UFMG. Pedagoga. Professora de cursos de pós-graduação e graduação. Consultora de IES nas áreas de Gestão de Pessoas, Educação, Capacitação e Seleção de Pessoal. Experiência em cursos presenciais e à distância na área de capacitação docente. Professora do Eixo de Gestão com Pessoas do MBA Administração Acadêmica e Universitária.

Rosa Malena Delbone de Faria. Professora da Faculdade de Medicina da UFMG na graduação e pós-graduação “stricto sensu” e ex-coordenadora do curso de Medicina UNIFENAS-BH. Experiência em consultoria em Educação Médica com foco em gestão, desenho e implantação de currículo, metodologias ativas e habilidades de comunicação. Pesquisadora na área de Educação Médica em colaboração com a Erasmus University.Prêmio Jabuti pelo livro "Medicina Laboratorial para o Clínico". 

Edgar Gaston Jacobs. Advogado desde 1992. Consultor Educacional. Sócio-fundador do escritório Jacobs Advogados Associados. Mestre em Direito Econômico. Doutor em Direito Privado, Professor adjunto da PUCMINAS e ex-professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisador da UNIFENAS. Professor do curso de MBA Administração Acadêmica e Universitária. Membro de Comissões nna OAB/MG. Autor de artigos e livros na área de direito educacional.


Composição de turma e inscrições

INÍCIO: 28 DE MARÇO DE 2019. 40 ALUNOS.

14 (quatorze) parcelas de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) por participante.

A seleção dos inscritos ao MBA - Administração Acadêmica & Universitária ocorrerá a partir da matrícula do candidato através do formulário de Inscrição online. Os candidatos deverão confirmar sua participação por meio do pagamento da primeira parcela, que será considerada como a confirmação da matrícula no curso.

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO.

Tarifa especial para matrículas efetivadas até 31 de outubro de 2018: 14 (quatorze) parcelas mensais, iguais e sucessivas de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) por participante.

* O MBA opera com turmas de no máximo 40 alunos.

Inicie o seu processo de matrícula

Dúvidas ou informações entre em contato:  +55(31) 3494 2713  consulta@carta.net.br


CC_MICRO-01.png
 

Começamos como uma empresa de projetos educacionais e nos transformamos num centro de estudos aplicados sobre como gerir uma organização educacional. Durante as duas últimas décadas participamos do planejamento, criação e desenvolvimento de inúmeras instituições públicas e privadas de educação superior no Brasil. 

Em parceria com grandes instituições, formamos gestores universitários em programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Atuamos também por meio de diversos cursos de formação de curta duração nas modalidades presencial, a distância e in company. Atualmente a Carta Consulta é uma das principais referências em gestão universitária no Brasil.

®© carta.consulta