
Programa.
Datas de atividades e período de estudos.
Os 4 Pilares da Gestão Universitária
Nesse módulo o aluno criará as diretrizes necessárias para a sua gestão, a partir de 4 pilares que indicam objetivos, metas e indicadores. Essas diretrizes darão balizamento para a sua formação no curso, indicando como desenvolverá sua capacidade de liderar e formar times de alto desempenho.
A partir desses 4 pilares a gestão da IES criará uma linguagem comum e compartilhada com todos os setores, facilitando a execução de ações estratégicas e a implantação de processos de inovação.
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.
Módulo Avaliação da Qualidade na IES
O aluno verá como os processos avaliativos e regulatórios são fundamentais para a gestão das IES. Conhecerá práticas ampliadas da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e sua utilização na gestão estratégica. Analisará todo o processo de avaliação que inclui a discussão da legislação; dos instrumentos de avaliação interna e externa; do recebimento das comissões; dos conceitos e indicadores, sendo capaz de relacionar a avaliação com os processos de regulação que levam ao credenciamento e recredenciamento das IES; autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.
A centralidade deste módulo está na conformidade regulatória e na utilização da informação como diferencial criativo para aumentar a qualidade, gerando a consistência aos processos da IES.
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.
Módulo Inteligência de Dados para a Gestão da IES
O aluno aprenderá a utilizar dados para tomar decisões estratégicas na gestão de instituições de ensino superior. A partir de conceitos e ferramentas de análise de dados, o módulo capacitará os participantes a identificar e coletar dados relevantes, analisar dados e gerar insights, utilizar a inteligência de dados para otimizar processos e tomar decisões baseadas em evidências.
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.
Módulo Empreendedorismo e a Criação de Receitas Alternativas
O aluno criará um projeto aplicado para resolver um problema específico na sua IES ou no setor educacional, aplicando os conceitos e processos de empreendedorismo. Com o Projeto Aplicado devidamente roteirizado e bem orientado, ele vai criar uma edtech, da ideia inicial à captação de investimentos. garantindo uma abordagem prática e inovadora para a transformação do ambiente educacional.
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.
Módulo Aumento da Base de Alunos: Captação e Gestão da Permanência
O aluno verá como os processos de relacionamento implicam o aumento da base de alunos. Como criar a estrutura necessária para captar e manter mais alunos? Como implantar um setor comercial eficiente e eficaz? Como integrar as áreas financeira, marketing, comercial e acadêmica para criar uma cultura voltada para a ampliação da base de alunos e qual o papel das novas tecnologias nesse processo?
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.
Módulo A IES como Processos e Sistemas Integrados
O aluno verá a importância dos processos e como fazer uma gestão integrada através de processos acadêmicos, pedagógicos, financeiros, administrativos, de relacionamento e de gestão. Como os processos podem viabilizar uma boa experiência dos alunos? Que indicadores de processos e da gestão por processos devem ser considerados? Qual o papel da tecnologia como meio que viabiliza a implantação e o desenvolvimento de processos na IES? Como a automação implica a excelência em processos e serviços educacionais? Como orientar a tecnologia para o desenvolvimento das pessoas nas IES e que indicadores integrados de processos devem ser considerados?
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.
Módulo Mudança e Transformação Cultural nas IES
O aluno irá reconhecer os fundamentos da cultura organizacional nas IES brasileiras, aplicará métodos e instrumentos de analise cultural em uma IES, reconhecerá os desafios e as oportunidades para o século XXI, implantará processos de gestão e ferramentas para mudança cultural em uma IES.
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.
Módulo (Final) Estratégia e Projeto Institucional de Aprendizagem
Retornar à página do MBA.
O aluno irá construir os fundamentos estratégicos da ambidestria e articulá-los com a teoria E-shaped que envolve :Exploração, Execução, Experiência e Expertise. O aluno irá construir os fundamentos do Projeto Institucional de Aprendizagem considerando os seguintes fatores: Teorias de Aprendizagem, Resultados, Metodologias, Currículo e Conteúdos, Função dos Professores, Avaliação, Tecnologias, Alunos e Estilos de Aprendizagem, Competências.
Irá debater sobre a massificação, individualização, personalização e pessoalização dos processos de aprendizagem. Irá disseminar a convicção de que trabalhar com Educação e com Docência é um projeto de vida extraordinário.
Encontros síncronos online quinzenais para laboratórios de gestão, sempre às quartas e quintas-feiras, de 19 às 20 horas, pela Plataforma Zoom.