top of page
carta consulta

Portfólio.

Preparamos uma página que traz alguns casos dos nossos mais de 20 anos de experiência.

Fundação Dom Cabral

Consultoria educacional para credenciar um projeto EaD com toda a excelência típica de uma das melhores business schools do mundo.

 

Desafio: Traduzir toda a qualidade e diversidade dos programas de formação da Fundação Dom Cabral para um modelo de IES vinculado e avaliado pelo Ministério da Educação no Brasil.

Serviço: Orientações e elaboração do plano de desenvolvimento institucional e do projeto pedagógico de curso de pós-graduação EaD em Gestão de Negócios.

Metodologia: Composição com equipe multidisciplinar da FDC para compreender os processos da Instituição e reconstruí-los para o contexto de uma IES vinculado ao sistema regulatório e avaliativo brasileiro.

Entrega: Planos e projetos para o credenciamento EaD; assessoria e acompanhamento ao longo do processo.

Resultado: Confirmação de início de oferta do curso de pós-graduação EaD para janeiro de 2020, enquanto aguarda comissão de avaliação in loco para credenciamento da IES.

UNAERP_-_campus_Ribeirão_Preto.jpg

UNAERP

A transformação do mindset para o primeiro passo rumo à digitalização.

 

Uma das mais respeitadas universidades privadas do Brasil, com mais de 90 anos na formação de jovens e adultos.

 

Desafio: A Instituição já operava com um bom projeto EaD para os 20% nos cursos presencias, mas em função de sua força e tradição no ensino presencial, encontrava barreiras para implantar um projeto consiste de EaD pela oferta de cursos nesta modalidade. Era preciso criar e validar um projeto diferente num contexto marcado pela padronização da oferta de EaD na graduação brasileira. Além disto, criar um caminho para que este projeto fosse debatido e compreendido pela Universidade, com validação e aperfeiçoamentos sequenciais.

 

Serviço: Criação de uma estratégia diferenciada para a expansão da EaD capaz de refletir toda a qualidade que a Universidade oferece na educação prtesencial.

Metodologia: Composição de equipe com a coordenação de EaD da IES; briefing e levantamento dos fatores críticos para o desenvolvimento do projeto EaD; desenvolvimento dos fatores por meio da espiral heurística de Loschelder com coleta de feedback regulares da direção da IES por meio de diversas estratégias e meios; apresentação de propostas complementares para validação e aperfeiçoamento segundo o entendimento da Universidade.

Entrega: Ainda em curso, entregas regulares, mas a Universidade já sabe quais cursos oferecer, onde implantar polos, como produzir conteúdos, com qual equipe deve operar, qual o valor do investimento, taxas e tempo de retorno, qual a infraestrutura tecnológica deve utilizar, como desenvolver parcerias para implantação de polos, dentre outras respostas.

Resultado: A IES conta com um modelo diferenciado de desenvolvimento para a EaD.

SKEMA BRASIL

Consultoria educacional para implantar no Brasil uma business school francesa de padrão global.

Parágrafo de apresentação geral: Uma das mais importantes escolas de administração do mundo, com atuação em 4 países.

Desafio: Consolidar uma operação independente no Brasil, traduzindo a cultura e as metodologias Skema para os padrões regulatórios e avaliativos brasileiros.

  1. Serviço: Assessoria para orientações e desenvolvimento de projetos para viabilizar a operação Skema no Brasil.

  2. Metodologia: Reuniões regulares com os executivos da Skema no Brasil para atendimento a todas as demandas surgidas ao longo do processo de transferência mantença; integração com outras equipes de trabalho (jurídico; pesquisa de mercado e agência de publicidade).

  3. Entrega: Reconstrução do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico de Curso de Administração, a partir da aquisição de outra IES brasileira.

Resultado: Início da operação em janeiro de 2019.

two%20people%20drawing%20on%20whiteboard
Cesed.jpg

Cesed

Consultoria educacional para transformar um sonho em realidade

Parágrafo de apresentação geral:

Desafio: Os empreendedores Dalton e Gisele Gadelha queriam implantar na cidade de Campina Grande (PB) uma instituição de ensino superior de alta qualidade. Era preciso elaborar um projeto capaz de envolver toda a comunidade local e conquistar o aval do MEC, se estabelecendo como a melhor instituição privada da cidade.

  1. Serviço: Desenvolvimento do planejamento estratégico e do plano de desenvolvimento institucional com a criação de projetos dos primeiros cursos.

  2. Metodologia: Composição de uma equipe multidisciplinar com a Instituição para elaboração e desenvolvimento de todo o projeto para credenciamento da IES e autorização dos cursos; validação com a direção; acompanhamento do processo.

  3. Entrega: Projetos e acompanhamento por assessoria próxima à direção desce a criação da IES.

Resultado: Após quase duas décadas desde a sua criação, a UNIFACISA já é uma das mais bem conceituadas instituições de ensino superior do Nordeste.

Unifor

CASO UNIFOR – Consultoria Educacional para o desenvolvimento de modelos de análise, instrumentos e critérios de classificação docente.

Parágrafo de apresentação geral: A maior universidade privada do Nordeste.

Desafio: A Universidade contava com mais de mil docentes vinculados, o que estabeleceu um desafio na conjugação dos parâmetros de desenvolvimento do modelo de análise. Eles contavam com corpo docente com titulação e experiência superior aos das outras instituições que concorriam na cidade, mas a maneira como lançavam os dados no sistema do MEC não representava de forma correta todo o potencial da IES.

  1. Serviço: Análise de vinculação do corpo docente visando a melhoria da classificação no Censo do Ministério da Educação.

  2. Metodologia: Composição de uma equipe multidisciplinar com a Instituição; análise do modelo de classificação da IES; composição de uma nova proposta de classificação; validação com a direção; aplicação e treinamento das coordenações de cursos quanto a aplicação do novo modelo; acompanhamento do processo.

  3. Entrega: Modelo de análise e um planilha indicativa de aumento de eficiência na composição do quadro docente para apresentação do Censo, com transferência de know how para execução.

Resultado: A Universidade apresenta atualmente toda a sua capacidade docente instalada, sendo uma das principais instituições do Nordeste em relação a equipe de docentes.

uniofr.jpg
Gaining%20a%20deep%20understanding%20the

Unifacisa Ead

Consultoria educacional para preparar a IES para o futuro da educação híbrida.

Desafio: Provar para a sua direção que a IES poderia implantar um projeto EaD de excelente qualidade.

 

Serviço: Planejamento estratégico, PDI e PPC para credenciamento da IES.

  1. Metodologia: Imersão de 44 horas na IES (Campina Grande – PB) com equipe de trabalho simultâneo em Belo Horizonte. Aprovação com os mantenedores. Execução: Constituição de equipe multidisciplinar + envolvimento com ações diárias ao longo de 30 dias para a produção de módulo EaD, implantação de ambiente virtual de aprendizagem, produção de audiovisual em TV, roteirização da experiência do aluno + manuais de operação + preparação para recebimento da comissão de avaliação do MEC.

  2. Entrega: Planejamento estratégico com meta alcança em 44 horas + mentoria durante 3 meses + fábrica de conteúdos com todo o roteiro de aprendizagem implantado para recebimento da comissão de avaliação do MEC.

Resultado: Credenciamento com conceito máximo (5).

IGTI

Consultoria educacional para credenciar a melhor centro de formação para tecnologias e arquitetura de softwares do Brasil.

Parágrafo de apresentação geral: A melhor escola de formação para tecnologias e arquitetura de softwares do Brasil.

Desafio: O IGTI já oferecia cursos de pós-graduação em parceria com algumas boas instituições de ensino superior (IES), mas o projeto cresceu com a implantação de novos cursos e o aumento do número de alunos. Era preciso criar a própria instituição e criar uma estrutura corporativa, o que incluía campus universitário com infraestrutura física e tecnológica capaz de viabilizar o projeto de pós-graduação de alta qualidade.

  1. Serviço: Assessoria continuada para desenvolvimento de projetos para concepção e implantação da nova instituição de ensino superior (IES).

  2. Metodologia: Composição de uma equipe com os empreendedores da Mantenedora para tradução da concepção estratégica e das metodologias do IGTI e construção das peças processuais para credenciamento; validação e acompanhamento do processo.

  3. Entrega: Assessoria continuada durante a elaboração dos projetos e acompanhamento até o credenciamento da IES.

Resultado: Credenciamento da IES e autorização dos cursos em dois anos, três meses e dez dias.

IGTI_edited.jpg
Image by Scott Graham

Rehagro

Consultoria educacional para transformar a melhor empresa de consultoria em agrobusiness em uma instituição de ensino superior de excelência em agronegócios.

Parágrafo de apresentação geral: A mais respeitada consultoria para agronegócios no Brasil.

Desafio: Seus empreendedores já ofereciam cursos de formação para todo o mercado da agroindústria. Era preciso consolidar esta formação com a criação de uma instituição de ensino superior e traduzir toda a qualidade e a flexibilidade dos programas de formação da Rehagro para um formato institucional corporativo de uma IES vinculada a uma sistema oficial de regulação e avaliação – incluindo a EaD como modalidade de aprendizagem.

  1. Serviço: Desenvolvimento de uma estratégia e de um plano de desenvolvimento institucional com a criação de projetos dos primeiros cursos e indicação / validação de um modelo de EaD customizado.

  2. Metodologia: Composição de uma equipe multidisciplinar com a Instituição para elaboração e desenvolvimento de todo o projeto para credenciamento da IES e autorização dos cursos, do modelo de EaD; validação com a direção; acompanhamento do processo.

  3. Entrega: Assessoria continuada durante a elaboração dos projetos e acompanhamento até o credenciamento da IES.

GRUPO UNIEDUK

Planejamento Estratégico para dois centros universitários, com foco voltado para o desenvolvimento da qualidade.

Parágrafo de apresentação geral: O Unimax e o Unifaj são duas instituições de ensino superior que lideram o segmento educacional nas cidades de Indaiatuba, Jaguariúna e Holambra, localizadas na Região Metropolitana de Campinas.

 

Desafio: Compreender a complexidade dessas instituições e promover de forma significativa o que já era muito bom, consolidando caminhos estratégicos para a próxima década.

 

Serviço: Elaboração do Planejamento Estratégico.

 

Metodologia: Avaliação e desenvolvimento de propostas a partir de evidências. Aplicação do OQA (desenvolvido pela Carta Consulta).

 

Entregas: Livro – A UniEduk: Estratégia, plano e transformação; Diário de Consultoria; Registro de fotografias das oficinas e entrevistas; Reunião com Conselho de Acionistas.

 

Resultado: Encaminhamento do Planejamento para a execução dos executivos do Grupo, após estudos orientados.

Grupo-UniEduK
Image by Desola Lanre-Ologun

ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA

Planejamento Estratégico para unidade na cidade de Muriaé, Minas Gerais.

Parágrafo de apresentação geral: Uma das mais importantes instituições confessionais no Brasil, a Associação Santa Marcelina é uma entidade filantrópica que atua na área da saúde e da cultura em vários estados brasileiros.

 

 

Desafio: Preparar a sua gestão para vencer os desafios de um mundo digital, conectando educação com novas tecnologias.

Serviço: Elaboração do Planejamento Estratégico e apoio técnico para a sua execução.

 

Metodologia: Avaliação e desenvolvimento de propostas a partir de evidências. Reuniões de formação, com análises regulares de resultados.

 

Entregas: Apresentação do Planejamento Estratégico para a presidência e vice-presidentes (São Paulo), os diretores e gestores acadêmicos envolvidos no processo; execução, com a direção da unidade de Muriaé; 360 horas de reuniões de formação com as equipes.

 

Resultados: Cultura transformada por meio de novas práticas de gestão, com incubadora de projetos de empreendedorismo de base tecnológica (SMTech).

Curso Verde 

Consultoria educacional para criar o primeiro curso ambientalmente sustentável do Brasil.

Parágrafo de apresentação geral: O primeiro curso ambientalmente sustentável do Brasil.

Desafio: O MBA – Administração Acadêmica & Universitária, um dos principais cursos de formação de lideranças para instituições de ensino superior (IES), utilizava muitos recursos midiáticos impressos, industrializados e plásticos e, a despeito da qualidade do material, a equipe de gestão de curso pensou na possibilidade de operar com algo reciclável, mas não sabia o que fazer. Era preciso criar um modelo sustentável e ao mesmo economicamente viável para a oferta e a demanda do curso.

  1. Serviço: Criação de um modelo que envolveu a parceria com ong’s, empresas de certificação, fundações ambientais, dentre outros, e oferta do curso para a turma 4 do MBA.

  2. Metodologia: Concepção do projeto; parceira com Fundação Mata Atlântica; busca da certificação FSC para cálculo do consumo de carbono de cada aluno do curso e conversão do consumo em árvores.

  3. Entrega: Curso  Verde, o primeiro do Brasil, com uma meta de plantio de 350 árvores.

Resultado: 633 árvores plantadas pelos alunos e desenvolvimento de uma consciência que considera o consumo ambiental como fator de gestão em organizações educacionais.

Image by David Vig
curso online

INATEL

INATEL – Consultoria educacional para consolidar um crescimento orgânico da EaD na IES, com o padrão de qualidade que caracteriza o maior polo de telecomunicações do Brasil.

Parágrafo de apresentação geral: O maior polo de telecomunicações do Brasil.

Desafio: Consolidar o Núcleo de EaD da Instituição através de um curso de pós-graduação lato sensu via credenciamento especial como IES EaD para a pós-graduação.

  1. Serviço: Elaboração de documentos para o credenciamento e tradução do modelo de EaD já em operação na IES para a oferta em um curso de pós-graduação.

  2. Metodologia: Composição com equipe de EaD da IES para compreender os processos da Instituição e reconstruí-los para uma tipo de oferta específica; validação da coordenação e da direção; orientações via reuniões virtuais ao longo do processo.

  3. Entrega: Documento e propostas para viabilizar a oferta EaD em curso de pós-graduação; atendimentos durante todo o trabalho.

  4. Resultado: Credenciamento com conceito máximo (5).

carta consultoria

Para entrar em contato com a Consultoria.

Para conhecer quem são a equipe de profissionais da Carta Consulta

bottom of page