Portfólio.
Preparamos uma página que traz alguns casos dos nossos mais de 20 anos de experiência.
Fundação Dom Cabral
Consultoria educacional para credenciar um projeto EaD com toda a excelência típica de uma das melhores business schools do mundo.
Desafio: Traduzir toda a qualidade e diversidade dos programas de formação da Fundação Dom Cabral para um modelo de IES vinculado e avaliado pelo Ministério da Educação no Brasil.
Serviço: Orientações e elaboração do plano de desenvolvimento institucional e do projeto pedagógico de curso de pós-graduação EaD em Gestão de Negócios.
Metodologia: Composição com equipe multidisciplinar da FDC para compreender os processos da Instituição e reconstruí-los para o contexto de uma IES vinculado ao sistema regulatório e avaliativo brasileiro.
Entrega: Planos e projetos para o credenciamento EaD; assessoria e acompanhamento ao longo do processo.
Resultado: Confirmação de início de oferta do curso de pós-graduação EaD para janeiro de 2020, enquanto aguarda comissão de avaliação in loco para credenciamento da IES.
UNAERP
A transformação do mindset para o primeiro passo rumo à digitalização.
Uma das mais respeitadas universidades privadas do Brasil, com mais de 90 anos na formação de jovens e adultos.
Desafio: A Instituição já operava com um bom projeto EaD para os 20% nos cursos presencias, mas em função de sua força e tradição no ensino presencial, encontrava barreiras para implantar um projeto consiste de EaD pela oferta de cursos nesta modalidade. Era preciso criar e validar um projeto diferente num contexto marcado pela padronização da oferta de EaD na graduação brasileira. Além disto, criar um caminho para que este projeto fosse debatido e compreendido pela Universidade, com validação e aperfeiçoamentos sequenciais.
Serviço: Criação de uma estratégia diferenciada para a expansão da EaD capaz de refletir toda a qualidade que a Universidade oferece na educação prtesencial.
Metodologia: Composição de equipe com a coordenação de EaD da IES; briefing e levantamento dos fatores críticos para o desenvolvimento do projeto EaD; desenvolvimento dos fatores por meio da espiral heurística de Loschelder com coleta de feedback regulares da direção da IES por meio de diversas estratégias e meios; apresentação de propostas complementares para validação e aperfeiçoamento segundo o entendimento da Universidade.
Entrega: Ainda em curso, entregas regulares, mas a Universidade já sabe quais cursos oferecer, onde implantar polos, como produzir conteúdos, com qual equipe deve operar, qual o valor do investimento, taxas e tempo de retorno, qual a infraestrutura tecnológica deve utilizar, como desenvolver parcerias para implantação de polos, dentre outras respostas.
Resultado: A IES conta com um modelo diferenciado de desenvolvimento para a EaD.
SKEMA BRASIL
Consultoria educacional para implantar no Brasil uma business school francesa de padrão global.
Parágrafo de apresentação geral: Uma das mais importantes escolas de administração do mundo, com atuação em 4 países.
Desafio: Consolidar uma operação independente no Brasil, traduzindo a cultura e as metodologias Skema para os padrões regulatórios e avaliativos brasileiros.
-
Serviço: Assessoria para orientações e desenvolvimento de projetos para viabilizar a operação Skema no Brasil.
-
Metodologia: Reuniões regulares com os executivos da Skema no Brasil para atendimento a todas as demandas surgidas ao longo do processo de transferência mantença; integração com outras equipes de trabalho (jurídico; pesquisa de mercado e agência de publicidade).
-
Entrega: Reconstrução do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico de Curso de Administração, a partir da aquisição de outra IES brasileira.
Resultado: Início da operação em janeiro de 2019.
Cesed
Consultoria educacional para transformar um sonho em realidade
Parágrafo de apresentação geral:
Desafio: Os empreendedores Dalton e Gisele Gadelha queriam implantar na cidade de Campina Grande (PB) uma instituição de ensino superior de alta qualidade. Era preciso elaborar um projeto capaz de envolver toda a comunidade local e conquistar o aval do MEC, se estabelecendo como a melhor instituição privada da cidade.
-
Serviço: Desenvolvimento do planejamento estratégico e do plano de desenvolvimento institucional com a criação de projetos dos primeiros cursos.
-
Metodologia: Composição de uma equipe multidisciplinar com a Instituição para elaboração e desenvolvimento de todo o projeto para credenciamento da IES e autorização dos cursos; validação com a direção; acompanhamento do processo.
-
Entrega: Projetos e acompanhamento por assessoria próxima à direção desce a criação da IES.
Resultado: Após quase duas décadas desde a sua criação, a UNIFACISA já é uma das mais bem conceituadas instituições de ensino superior do Nordeste.
Unifor
CASO UNIFOR – Consultoria Educacional para o desenvolvimento de modelos de análise, instrumentos e critérios de classificação docente.
Parágrafo de apresentação geral: A maior universidade privada do Nordeste.
Desafio: A Universidade contava com mais de mil docentes vinculados, o que estabeleceu um desafio na conjugação dos parâmetros de desenvolvimento do modelo de análise. Eles contavam com corpo docente com titulação e experiência superior aos das outras instituições que concorriam na cidade, mas a maneira como lançavam os dados no sistema do MEC não representava de forma correta todo o potencial da IES.
-
Serviço: Análise de vinculação do corpo docente visando a melhoria da classificação no Censo do Ministério da Educação.
-
Metodologia: Composição de uma equipe multidisciplinar com a Instituição; análise do modelo de classificação da IES; composição de uma nova proposta de classificação; validação com a direção; aplicação e treinamento das coordenações de cursos quanto a aplicação do novo modelo; acompanhamento do processo.
-
Entrega: Modelo de análise e um planilha indicativa de aumento de eficiência na composição do quadro docente para apresentação do Censo, com transferência de know how para execução.
Resultado: A Universidade apresenta atualmente toda a sua capacidade docente instalada, sendo uma das principais instituições do Nordeste em relação a equipe de docentes.
Unifacisa Ead
Consultoria educacional para preparar a IES para o futuro da educação híbrida.
Desafio: Provar para a sua direção que a IES poderia implantar um projeto EaD de excelente qualidade.
Serviço: Planejamento estratégico, PDI e PPC para credenciamento da IES.
-
Metodologia: Imersão de 44 horas na IES (Campina Grande – PB) com equipe de trabalho simultâneo em Belo Horizonte. Aprovação com os mantenedores. Execução: Constituição de equipe multidisciplinar + envolvimento com ações diárias ao longo de 30 dias para a produção de módulo EaD, implantação de ambiente virtual de aprendizagem, produção de audiovisual em TV, roteirização da experiência do aluno + manuais de operação + preparação para recebimento da comissão de avaliação do MEC.
-
Entrega: Planejamento estratégico com meta alcança em 44 horas + mentoria durante 3 meses + fábrica de conteúdos com todo o roteiro de aprendizagem implantado para recebimento da comissão de avaliação do MEC.
Resultado: Credenciamento com conceito máximo (5).
IGTI
Consultoria educacional para credenciar a melhor centro de formação para tecnologias e arquitetura de softwares do Brasil.
Parágrafo de apresentação geral: A melhor escola de formação para tecnologias e arquitetura de softwares do Brasil.
Desafio: O IGTI já oferecia cursos de pós-graduação em parceria com algumas boas instituições de ensino superior (IES), mas o projeto cresceu com a implantação de novos cursos e o aumento do número de alunos. Era preciso criar a própria instituição e criar uma estrutura corporativa, o que incluía campus universitário com infraestrutura física e tecnológica capaz de viabilizar o projeto de pós-graduação de alta qualidade.
-
Serviço: Assessoria continuada para desenvolvimento de projetos para concepção e implantação da nova instituição de ensino superior (IES).
-
Metodologia: Composição de uma equipe com os empreendedores da Mantenedora para tradução da concepção estratégica e das metodologias do IGTI e construção das peças processuais para credenciamento; validação e acompanhamento do processo.
-
Entrega: Assessoria continuada durante a elaboração dos projetos e acompanhamento até o credenciamento da IES.
Resultado: Credenciamento da IES e autorização dos cursos em dois anos, três meses e dez dias.
Rehagro
Consultoria educacional para transformar a melhor empresa de consultoria em agrobusiness em uma instituição de ensino superior de excelência em agronegócios.
Parágrafo de apresentação geral: A mais respeitada consultoria para agronegócios no Brasil.
Desafio: Seus empreendedores já ofereciam cursos de formação para todo o mercado da agroindústria. Era preciso consolidar esta formação com a criação de uma instituição de ensino superior e traduzir toda a qualidade e a flexibilidade dos programas de formação da Rehagro para um formato institucional corporativo de uma IES vinculada a uma sistema oficial de regulação e avaliação – incluindo a EaD como modalidade de aprendizagem.
-
Serviço: Desenvolvimento de uma estratégia e de um plano de desenvolvimento institucional com a criação de projetos dos primeiros cursos e indicação / validação de um modelo de EaD customizado.
-
Metodologia: Composição de uma equipe multidisciplinar com a Instituição para elaboração e desenvolvimento de todo o projeto para credenciamento da IES e autorização dos cursos, do modelo de EaD; validação com a direção; acompanhamento do processo.
-
Entrega: Assessoria continuada durante a elaboração dos projetos e acompanhamento até o credenciamento da IES.
GRUPO UNIEDUK
Planejamento Estratégico para dois centros universitários, com foco voltado para o desenvolvimento da qualidade.
Parágrafo de apresentação geral: O Unimax e o Unifaj são duas instituições de ensino superior que lideram o segmento educacional nas cidades de Indaiatuba, Jaguariúna e Holambra, localizadas na Região Metropolitana de Campinas.
Desafio: Compreender a complexidade dessas instituições e promover de forma significativa o que já era muito bom, consolidando caminhos estratégicos para a próxima década.
Serviço: Elaboração do Planejamento Estratégico.
Metodologia: Avaliação e desenvolvimento de propostas a partir de evidências. Aplicação do OQA (desenvolvido pela Carta Consulta).
Entregas: Livro – A UniEduk: Estratégia, plano e transformação; Diário de Consultoria; Registro de fotografias das oficinas e entrevistas; Reunião com Conselho de Acionistas.
Resultado: Encaminhamento do Planejamento para a execução dos executivos do Grupo, após estudos orientados.
ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA
Planejamento Estratégico para unidade na cidade de Muriaé, Minas Gerais.
Parágrafo de apresentação geral: Uma das mais importantes instituições confessionais no Brasil, a Associação Santa Marcelina é uma entidade filantrópica que atua na área da saúde e da cultura em vários estados brasileiros.
Desafio: Preparar a sua gestão para vencer os desafios de um mundo digital, conectando educação com novas tecnologias.
Serviço: Elaboração do Planejamento Estratégico e apoio técnico para a sua execução.
Metodologia: Avaliação e desenvolvimento de propostas a partir de evidências. Reuniões de formação, com análises regulares de resultados.
Entregas: Apresentação do Planejamento Estratégico para a presidência e vice-presidentes (São Paulo), os diretores e gestores acadêmicos envolvidos no processo; execução, com a direção da unidade de Muriaé; 360 horas de reuniões de formação com as equipes.
Resultados: Cultura transformada por meio de novas práticas de gestão, com incubadora de projetos de empreendedorismo de base tecnológica (SMTech).
Curso Verde
Consultoria educacional para criar o primeiro curso ambientalmente sustentável do Brasil.
Parágrafo de apresentação geral: O primeiro curso ambientalmente sustentável do Brasil.
Desafio: O MBA – Administração Acadêmica & Universitária, um dos principais cursos de formação de lideranças para instituições de ensino superior (IES), utilizava muitos recursos midiáticos impressos, industrializados e plásticos e, a despeito da qualidade do material, a equipe de gestão de curso pensou na possibilidade de operar com algo reciclável, mas não sabia o que fazer. Era preciso criar um modelo sustentável e ao mesmo economicamente viável para a oferta e a demanda do curso.
-
Serviço: Criação de um modelo que envolveu a parceria com ong’s, empresas de certificação, fundações ambientais, dentre outros, e oferta do curso para a turma 4 do MBA.
-
Metodologia: Concepção do projeto; parceira com Fundação Mata Atlântica; busca da certificação FSC para cálculo do consumo de carbono de cada aluno do curso e conversão do consumo em árvores.
-
Entrega: Curso Verde, o primeiro do Brasil, com uma meta de plantio de 350 árvores.
Resultado: 633 árvores plantadas pelos alunos e desenvolvimento de uma consciência que considera o consumo ambiental como fator de gestão em organizações educacionais.
INATEL
INATEL – Consultoria educacional para consolidar um crescimento orgânico da EaD na IES, com o padrão de qualidade que caracteriza o maior polo de telecomunicações do Brasil.
Parágrafo de apresentação geral: O maior polo de telecomunicações do Brasil.
Desafio: Consolidar o Núcleo de EaD da Instituição através de um curso de pós-graduação lato sensu via credenciamento especial como IES EaD para a pós-graduação.
-
Serviço: Elaboração de documentos para o credenciamento e tradução do modelo de EaD já em operação na IES para a oferta em um curso de pós-graduação.
-
Metodologia: Composição com equipe de EaD da IES para compreender os processos da Instituição e reconstruí-los para uma tipo de oferta específica; validação da coordenação e da direção; orientações via reuniões virtuais ao longo do processo.
-
Entrega: Documento e propostas para viabilizar a oferta EaD em curso de pós-graduação; atendimentos durante todo o trabalho.
-
Resultado: Credenciamento com conceito máximo (5).