top of page

Extensão: o diálogo como um caminho fundamental


Conectada aos demais pilares da educação, a extensão é uma grande oportunidade para as Instituições de Educação Superior (IES) desenvolverem projetos com os seus públicos a partir de demandas compartilhadas. De maneira ideal, isso envolve ouvir as comunidades com as quais a IES interage, entender propósitos internos e externos, fazer parcerias e só então criar propostas de ação conjunta.


A concepção de interação dialógica está presente, inclusive, nas orientações da Resolução Nº 07, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.


Com o prazo para que as IES incluam 10% de extensão em seus cursos de graduação, este é o momento para que as Faculdades, Centros Universitários e Universidades analisem se os seus projetos estão levando em consideração este importante aspecto das ações extensionistas.


Melhor do que, na pressa de incluir projetos na matriz, oferecer a extensão como a “boa palavra” que deve ser compartilhada com quem fica do lado de lá do portão da IES, que tal se dar um tempo e olhar para fora sem ideias pré-concebidas, para entender a realidade dos seus públicos – pessoas, governos, empresas, indústrias, ONGs – e saber mais sobre como ela se relaciona com o(s) seu(s) curso(s) e com a sua Instituição? Muitas surpresas boas acontecem quando a gente se desvencilha um pouco da turbulência do dia-a-dia para ouvir o outro. Daí podem surgir maneiras, muitas vezes inovadoras, de estabelecer relações que sejam boas para todos.


E a sua IES, já implantou as mudanças necessárias em seu projeto de extensão? Quer saber mais sobre como o seu curso e a sua IES podem incluir os 10% de extensão em sua matriz curricular? Participe da próxima turma do curso Curricularização da Extensão, com Wille Muriel e Roberta Muriel, e conheça alguns instrumentos que vão te ajudar a desenvolver a extensão no seu curso de Graduação e na sua Instituição de Educação Superior.


Totalmente online, o curso vai acontecer nos dias 04 e 05 de novembro e têm vagas limitadas! Inscreva-se agora clicando aqui!




bottom of page