top of page

O que estaria acontecendo com os cursos de PEDAGOGIA?

Atualizado: 31 de out. de 2023

É inegável o crescimento observado no número de matrículas (novas ou não) nos cursos de Pedagogia na modalidade Ead. Ainda aquém das necessidades de reposição da mão-de-obra nas #escolas, principalmente nas de Educação Básica, há de se pesar, também, a Taxa de Sucesso dos cursos de Pedagogia, que são frequentemente discutidas e questionadas.

Aqui vamos entender a Taxa de Sucesso como a relação entre o total de ingressantes (calouros) no ano X e o total de concluintes no ano X+4 (considerando o tempo de integralização do curso).


Ao observarmos (na imagem abaixo) o % dos últimos 7 anos notamos que houve uma diminuição na Taxa de Sucesso do Presencial e um aumento na do EaD. Porém, na média do período temos 56,0% de CONCLUINTES após 4 anos de ingresso na EaD e 53,8% no Presencial (média geral de 54,9%).


Isso significa dizer que de cada 10 estudantes que iniciam o curso, pelo menos 4 deles não consegue terminar (independentemente da modalidade), o que nos leva a uma evasão (ou abandono - chamem como quiserem) superior a 40%.


Se isso é "normal" ou não, vou deixar para as considerações dos amigos... a mim não parece uma boa narrativa de que vamos iniciar um trabalho sabendo de mais de 40% dos ingressantes não irão concluir seus estudos.


E você, Coordenador(a)? Conhece em profundidade os dados do seu curso? Faz gestão baseada em dados?


Marcos Rosa




תגובות


bottom of page