top of page

Como Engajar os Acadêmicos para Participar e Obter um Bom Resultado no ENADE?

Atualizado: 31 de out. de 2023


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos principais instrumentos de avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil. O exame é obrigatório para todos os estudantes que concluem cursos de graduação e tecnológicos, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos e a qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior.


No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em se engajar e obter bons resultados no ENADE. Isso pode ser atribuído a vários fatores, como falta de motivação, falta de conhecimento sobre o exame e suas exigências, e falta de preparação adequada.


Para engajar os acadêmicos e ajudá-los a obter um bom resultado no ENADE, é importante que as instituições de ensino superior adotem medidas eficazes, tais como:

  1. Comunicar a importância, destacando a relevância do exame para a avaliação da qualidade dos cursos e para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

  2. Oferecer informações sobre o ENADE, suas exigências e critérios de avaliação, bem como orientações sobre como os alunos devem se preparar para o exame.

  3. Promover a preparação adequada dos alunos, oferecendo cursos preparatórios, simulados e outras atividades que ajudem os estudantes a se familiarizarem com o formato e as exigências do exame.

  4. Estabelecer metas claras de desempenho acompanhar o progresso dos estudantes em relação a essas metas.

  5. Os professores têm um papel fundamental no engajamento dos alunos e na preparação adequada para o ENADE. As instituições de ensino superior devem incentivar o envolvimento dos professores na preparação dos alunos, oferecendo capacitação e recursos para os docentes.

  6. Estimular a participação dos alunos no ENADE, oferecendo incentivos, como bonificações na nota final ou certificados de participação, além de destacar publicamente os estudantes com melhores desempenhos.

  7. Acompanhar os resultados dos alunos no ENADE, identificando pontos de melhoria e implementando medidas para aprimorar o desempenho dos estudantes nas próximas edições do exame.

Além de engajar os acadêmicos para participar e obter um bom resultado no ENADE, os coordenadores de curso também devem se atentar para o preenchimento adequado do Questionário do Estudante, que faz parte do processo avaliativo e pode influenciar significativamente o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Mas isso é assunto para uma outra postagem ;-)


Marcos Rosa

bottom of page